Doom-Eleito o melhor game em 1994 para os internautas!

doom

Para os eternos fãs de Doom aqui eu tento matar um pouquinho da saudade e apresentar o game aos novatos que não o conhecem. O game se expandiu rapidamente e estima-se ter sido jogado por 15 milhões de pessoas, já que disponibilizava versões shareware ( download grátis).

O diferencial estava mesmo nos gráficos (acredite) e na modalidade inovadora de tiro em primeira pessoa. Ele foi o pai uma série de games que estão disponíveis no mercado desse gênero.

O tema é de ficção-horror e na trama o jogador recebe o papel de fuzileiro espacial e é deportado para Marte após atirar em um oficial superior.

Fases: Para terminar o jogo, o jogador precisa batalhar em três episódios contendo nove fases cada:

– Knee-Deep in the Dead

– Shores of Hell,

– Inferno

Obstáculos: monstros, tanques com lixo tóxico, tetos que vêm abaixo e esmagam o jogador e portas trancadas, abertas se encontrando um cartão-chave ou interruptor. Os níveis são às vezes labirínticos, e apresentam uma abundância de áreas secretas com power-ups como recompensa para que o jogador as explore. Para ajudar na navegação há um auto-mapa.

Armas: apenas com uma pistola, e punhos com soco, mas pode-se apanhar armas melhores: a motoserra, a escopeta, a metralhadora giratória, o lança foguetes, o rifle de plasma, e a imensamente poderosa BFG. Há também uma grande variedade de power-ups, como a mochila que aumenta a capacidade de carregar munição, armadura, kit de primeiros socorros para restaurar a saúde, e esferas que podem deixar o jogador mais forte. Há também o “berserker kit”, que permite ao jogador causar grandes danos com o soco.

Doom foi e permanece notório por seus níveis de sangue e imagens satânicas, vistas pela primeira vez naquela época, gerando então controvérsias num amplo número de grupos. Ele foi criticado numerosas vezes por organizações cristãs por suas tonalidades satânicas e chamado de “simulador de assassino em massa” (“mass murder simulator”) pelo Col. David Grossman, crítico e fundador do Killology Research Group. Doom causou temores quanto ao uso da então emergente tecnologia de realidade virtual para simular matanças extremamente realistas, e, em 1994 levou a tentativas mal-sucedidas pelo senador estadual de Washington Phil Talmadge de introduzir o cadastramento compulsório para uso de RV.

Samanta Castro

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Games

3 Respostas para “Doom-Eleito o melhor game em 1994 para os internautas!

  1. Olá meu caros…
    Ah, que saudade do Doom, quantas madrugadas não perdi matando mutantes e aliens.
    Na minha opinião, outro game que deixou saudade foi o Full Throttle ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Full_Throttle ), que, apesar dos diversos boatos na net, não teve uma continuação. Foi um jogo revolucionário na minha opinião.
    Parabéns pelo blog, deixo apenas a sugestão de aumentarem um pouco o tamanho da fonte do texto, pode ser a idade ou o fundo escuro, mas tive um pouco de dificuldade para ler.
    Abraços,

    Chris

  2. Mauricio Stycer

    Por que o comentário que escrevi sobre esse post não foi publicado?

  3. revistagames

    Prof. não foi recebi nenhum comentário além do que estava publicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s