Para os eternos fãs de Doom aqui eu tento matar um pouquinho da saudade e apresentar o game aos novatos que não o conhecem. O game se expandiu rapidamente e estima-se ter sido jogado por 15 milhões de pessoas, já que disponibilizava versões shareware ( download grátis).
O diferencial estava mesmo nos gráficos (acredite) e na modalidade inovadora de tiro em primeira pessoa. Ele foi o pai uma série de games que estão disponíveis no mercado desse gênero.
O tema é de ficção-horror e na trama o jogador recebe o papel de fuzileiro espacial e é deportado para Marte após atirar em um oficial superior.
Fases: Para terminar o jogo, o jogador precisa batalhar em três episódios contendo nove fases cada:
– Knee-Deep in the Dead
– Shores of Hell,
– Inferno
Obstáculos: monstros, tanques com lixo tóxico, tetos que vêm abaixo e esmagam o jogador e portas trancadas, abertas se encontrando um cartão-chave ou interruptor. Os níveis são às vezes labirínticos, e apresentam uma abundância de áreas secretas com power-ups como recompensa para que o jogador as explore. Para ajudar na navegação há um auto-mapa.
Armas: apenas com uma pistola, e punhos com soco, mas pode-se apanhar armas melhores: a motoserra, a escopeta, a metralhadora giratória, o lança foguetes, o rifle de plasma, e a imensamente poderosa BFG. Há também uma grande variedade de power-ups, como a mochila que aumenta a capacidade de carregar munição, armadura, kit de primeiros socorros para restaurar a saúde, e esferas que podem deixar o jogador mais forte. Há também o “berserker kit”, que permite ao jogador causar grandes danos com o soco.
Doom foi e permanece notório por seus níveis de sangue e imagens satânicas, vistas pela primeira vez naquela época, gerando então controvérsias num amplo número de grupos. Ele foi criticado numerosas vezes por organizações cristãs por suas tonalidades satânicas e chamado de “simulador de assassino em massa” (“mass murder simulator”) pelo Col. David Grossman, crítico e fundador do Killology Research Group. Doom causou temores quanto ao uso da então emergente tecnologia de realidade virtual para simular matanças extremamente realistas, e, em 1994 levou a tentativas mal-sucedidas pelo senador estadual de Washington Phil Talmadge de introduzir o cadastramento compulsório para uso de RV.
Samanta Castro
Olá meu caros…
Ah, que saudade do Doom, quantas madrugadas não perdi matando mutantes e aliens.
Na minha opinião, outro game que deixou saudade foi o Full Throttle ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Full_Throttle ), que, apesar dos diversos boatos na net, não teve uma continuação. Foi um jogo revolucionário na minha opinião.
Parabéns pelo blog, deixo apenas a sugestão de aumentarem um pouco o tamanho da fonte do texto, pode ser a idade ou o fundo escuro, mas tive um pouco de dificuldade para ler.
Abraços,
Chris
Por que o comentário que escrevi sobre esse post não foi publicado?
Prof. não foi recebi nenhum comentário além do que estava publicado.