Games Retrô: Silent Hill

Cenas chocantes

Cenas chocantes

Após uma semana conturbada, novamente venho matar a saudade de games antigos que fizeram história.

O escolhido da semana foi o Silent Hill , lançado em 1999 para o Play Station. A história se passa na cidade de Silent Hill, localizada na Nova Inglaterra. A trama começa quando Harry Mason está cruzando o país com sua filha Cheryl de 7 anos, em busca de momentos felizes. Porém enquanto passavam por Silent Hill, eles sofrem um acidente no meio da noite. Quando Harry acorda ele percebe que sua filha desapareceu, e o pior é que a cidade está totalmente abandonada envolta de um nevoeiro muito denso.

Harry anda até ver o vulto de sua filha, quanto mais ele a chama, mais ela corre. Harry não conesegue entender o que se passa. Ele persegue sua filha até um beco muito sujo (há visceras e muito sangue nas paredes). É então que ele houve uma sirene é engolida por uma escuridão total, as trevas chegaram! Junto com a escuridão aparecem criaturas deformadas que se parecem com crianças, tudo é muito confuso. Afinal o beco não tem saída, mas apesar disso Cheryl não estava lá. As criaturas deformadas estavam portando facas e com elas esfaqueiam nosso pobre herói. Em seguida o cenário muda: Harry está num bar tipícamente americano. Ele acorda como se tivesse acabado de acordar de um pesadelo, junto a ele está a policial Cibyl Bennet da cidade vizinha. Após uma pequena conversa, Cibyl decide ajudar Harry a procurar sua filha, eles seguem caminhos diferentes. Quando Harry sair do bar ele vai perceber que a cidade permanece silenciosa e as únicas criaturas vivas que ele encontra são monstros violentíssimos. É uma questão urgente encontrar Cherryl em meio a esse terror.

O game apresenta influencias norte-americanas e japonesas, como pensamentos emoções. Nada do que acontece está fora do lugar. Tudo que você vê na cidade tem um propósito, assim como as pessoas que ainda estã na cidade. Na época em que foi lançado, Silent foi uma grata surpresa e uma bela alternativa para os amantes dos jogos terror, que só podiam contar realente com Resident Evil. Ao longo dos anos, foram lançadas outros títulos da saga Silent Hill. Recentemente foram lançados os jogos Siulent Hill Homecoming para PS3 e Xbox 360 e Silent Hill Origins para PSP (sendo este uma aventura que se passa antes da aventura de Harry Mason).

Um fato em Silent Hill é que a normalidade estilizada decai para o que parece uma viagem num mundo sujo onde os acontecimentos são mais dinâmicos e assustadores. Os monstros na maioria das vezes, aparecem com as mãos tremendo rapidamente de lado a lado, de um jeito anti-natural e bizarro, uma ligação direta com o estilo de terror japonês. É quase que viver em dois mundos diferentes durante a viajem de Harry. E isso é proposital. Alguns fatos só podem ser vistos e conhecidos em determinada realidade alternativa.

O sucesso do primeiro jogo foi tanto que Silent Hill 3 continua a história do primeiro game, porém a protagonista é Heather. Não vamos entrar em detalhes para não estragar as surpesas e contar spoilers. O que você precisa saber é que Silent Hill 1 e 3 são interligados por uma trama bem desenvolvida e assuntos inacabados.

Silent Hill também gerou um filme em 2006. O filme batizado de terror em Silent Hill foi produzido com muito esmero pela equipe de produção, sob a direção Chistopher Gans (O pacto dos lobos), pois seguiu os aspectos técnicos do jogo, porém com certas adaptações bruscas no roteiro, como por exemplo transformar Harry em Rose e adicionar criaturas presentes em outras versões do game. Mas a história em si está lá. Então se você gosta de terror psicológico jogue o clássico Silent Hill. Garantimos que é uma experiência única.

Samanta Castro e Luiz Silva

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Games

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s