Top 10: Os Dez Melhores Games Japoneses

 

Ah, não fossem os japas os videogames não seriam os mesmos.

Ah, não fossem os japas os videogames não seriam os mesmos.

 


Os japoneses são seres muito curiosos você tem de concordar, suas mentes inventivas e a “loucura” que emanam é quase palpável. Para aqueles que me conhecem, sabem que eu não sou um exemplo de sanidade mental. Agora triplique meus hábitos incomuns por 10 e pronto você terá um japonês perfeito! Contudo uma coisa que ninguém pode negar é que esse povo de olho puxado é muito inventivo e sabe fazer coisas como ninguém. No maravilhoso mundo dos videogames não é diferente, muitas das maiores criações do mundo são japonesas, sejam consoles ou jogos. Ao contrário do que muitos imaginam, os videogames são uma invenção americana, mas foi com o dedo nipônico que os videogames chegaram a ser o que são hoje. Máquinas de fazer dinheiro e sucesso.

E é homenageando nossos amigos japoneses que fazemos uma pequena lista com algumas das maiores criações japonesas de todos os tempos. Confira!

10 – Bomberman
bomberman

BY HUDSSON!!!!!!!!!!

Um dos jogo japonês que alçou fama mundial foi Bomberman. Na certa que você, leitor, já jogou ou ao menos sabe do que se trata. Criado em 1983 pela japonesa Hudson Soft, hoje a franquia conta com mais de 60 games diferentes. O jogo é puramente estratégico, no qual seu objetivo é destruir coisas e monstros. Mas o modo mais divertido mesmo é o multiplayer em que você e outro player tentam se matar utilizando suas bombas e poderes especiais. Caso você me pergunte qual a versão para ser jogada HOJE, eu te aconselho o Super Bomberman  4 do Super Nintendo. Esse jogo é muito dinâmico e com certeza você passará horas jogando.  O criador de Bomberman? Tá, prometo trazer o nome dele assim que o tiver, junto com o mestre de Gradius, ok?

.

.


9 – Gradius

Gradius

Desvia, desvia...

Desculpe caro leitor, desconheço o nome do gênio que criou tal epopéia espacial. Com certeza é japa, uma vez que o game é de 1985 e foi lançado pela Konami do Japão. De qualquer forma prometo que quando saber o nome da figura eu escrevo neste blog. Agora você me pergunta por que Gradius merece espaço nessa lista, correto? O motivo é muito simples: Gradius sintetiza da forma mais divertida toda a raiva que os japoneses sentiam dos americanos mesmo muito tempo depois da guerra, ou você pensou que a progressão lateral da esquerda para a direita de uma nave solitária cruzando os céus em direção a território inimigo e extremamente hostil, armados até os dentes foi apenas uma idéia sem nenhum sentimento? Mas apesar de seu contexto histórico e super japonês, Gradius não entrou na lista só por isso, Gradius além de ser precursos dos jogos-de-navinha, ainda inovou trazendo Power-ups (adição de novos poderes) a sua pequena nave. Claro algo teria de ser feito para equilibrar as coisas! O jogo também é conhecido pela sua dificuldade absurda e chuvas de tiro por toda a tela, um game a ser lembrado com certeza!

.

.


8 –  Pokémon

Pokémon

Temos que pegar!

Os montros de bolso são tão famosos hoje quanto na época em que surgiram no Game Boy, isso é fato. A febre é Tanta que o anime homônimo ainda está no ar (14º temporada) e muitos dariam suas vidas para um novo jogo. Antes que você me pergunte por que estou falando de Pokémon num blog sobre games, saiba que eles nasceram no Game Boy mesmo, pela mente do japonêsSatoshi Tajiri. E já estrelaram sucesso do N64 Pokémon Stadium, entre outros. Apesar de ser um RPG, o game vai para um caminho diferente, seu foco é colecionar e fortalecer seus monstros. Outro ponto a favor de Pokémon é que seus jogos portáteis foram pioneiros na conexão entre vários players. Pokémon ficou tão famoso que gerou cópias de todos os tipos e gêneros (destaque para Digimon). Não dá para explicar como funciona um criador de monstros tão grandioso como Pokémon, apenas jogue!

.

.


7 – Ninja Gaiden

ninja-gaiden

Antigamente os ninjas eram silenciosos, hoje são sanguinários.

Ninja Gaiden é um jogo controverso, principalmente suas versões mais atuais. Um jogo amado por muitos e odiado por tantos outros. Na época em que  original foi lançado ele já era difícil (ONE hit: K.O), agora imagine o quanto ele ficou difícil e psicótico na mente do sempre confiante Tomonobu Itagaki (ex-Tecmo). A série do Ninja Hayabusa já foi inclusive estopim para uma guerra entre EGM Brasil e leitores (imagine que o jogo recebeu um 4,5! Que absurdo!), mas enfim. Gosta de ninjas? Gosta de complexidade? Gosta de gráficos foto-realistas? Ninja Gaiden 2 do Xbox 360 é seu jogo!

.

.


6 – Silent Hill

silent-hill

Are you Afraid of the Dark?

Meu Deus! Chegamos a minha série de videogames favorita. Silent Hill foi criado em 1999 pela Konami exclusivamente para Playstation 1, e apesasr de não ter sido tão badalado quanto seu adversário Resident Evil, o sucesso foi instantâneo! Silent Hill, ao contrário de seu rival conta com um horror mais psicológico, levando o jogador a sentir medo de verdade. Parece estupidez achar que um videogame pode amedrontar uma pessoa, não é? Mas não é. Silent Hill e suas continuações são o melhor que o horror japonês pode criar. Os sustos não são estampados, são sugestionados e a trama é muito bem desenvolvida, digna de prêmios por seu enredo tão original! Muita babação de ovo? Pode até ser, mas isso você só pode conferir jogando o game, prefira o segundo game da série (que é eleito por nove entre dez jogadores da série como o mais profundo). Silent Hill foi produzido pelas mentes mais doentes do Japão e seu clima de terror é em grande parte responsabilizado pelo mestre Akira Yamaoka.

.

.


5 – Metal Gear Solid

metal-gear

Como diriam alguns por aí: "Japa maledeto!"

Metal Gear Solid é a consagrada série de Stealth criada pelo outro grande mestre japonês Hideo Kojima pela Konami. Na série o jogador encarna um soldado treinado para vencer seus adversários, descobrir e destruir suas armas de destruição em massa, tudo num ambiente de pura ficção científica. A série nasceu no saudoso NES e continua hoje com seu 4º capítulo no Playstation 3. A contribuição de Kojima com sua série foi muito importante para a história dos videogames, o cara praticamente criou um estilo de jogo! Não há muito que dizer de MG e Metal Gear Solid sem estragar seus enredos cheios de surpresas. Faça o seguinte: compre um Playstatio 3 apenas para jogár o 4º episódio! Acha exagero? Um monte de japoneses fizeram isso!

.

.


4 – Final Fantasy

final-fantasy

Esta imagem é meramente ilustrativa, não querendo dizer que Sephiroth é o símbolo máximo desta série...

O nome não podia ser mais sugestivo. Vou lhe contar uma pequena história. Em meados de 80 a Square estava quase fechando suas portas devido a jogos mal-sucedidos e dívidas contraídas, seu projeto atual também seria seu final. Então o japa Hironobu Sakaguchi foi escalado para desenvolver a última das fantasias da Square: um RPG tipicamente japonês. Sabe qual o saldo? Sucesso absoluto de vendas! A monstruosidade da série não só salvou a Square de seu destinado fim, como também a transformou hoje na maior desenvolvedora de RPGs do mundo e uma das maiores desenvolvedoras do mundo. A fama de Final Fantasy é tanta que no Japão existem milhares de produtos licenciados e fãs em toda parte. Hoje em dia, ter um jogo da franquia em seu videogame é sucesso garantido de vendas e possivelmente a liderança no setor (bom, foi assim com o SNES e com o Playstation1 e 2, vejamos como será nessa era), por isso Microsoft e Sony se digladiam tanto para possuir a série (já confirmado como multiplataforma), em seus sistemas. Ah, tem mais uma coisa; os fãs mais viciados de FF acabam se tornando cosplayers, mostrando a força da série mesmo entre o público ocidental.

.

.


3 – Legend of Zelda

The-legend-of-Zelda

Enquanto isso na terra dos Elfos...

Apesar do que alguns pensam, o protagonista da série é um garoto e seu nome é Link. Posto isso, saiba também que LoZ é um verdadeiro clássico, presente em quase todas as gerações de consoles, sendo considerado um dos melhores games de N64 e da história (Ocarina of Time e Majora´s Mask). LoZ foi criado pelo mestre Shigeru Miyamoto (o mesmo do Mario). A influência da série Zelda é sem precedentes para toda uma geração gamer, principalmente para quem teve a infelicidade de comprar um N64 na época (sem ofensas, mas tinha que ser muito noob ou muito fanboy para não ter tido um PSX), sendo Zelda um dos grandes jogos para a plataforma. A série ainda existe no Wii (leia-se Twilight Princess), sendo considerado um dos melhores games para a plataforma.  Caso você nunca tenha visto ou jogado a série, jogue agora. A menos que você ache que não consegue resolver quebra-cabeças ou simplesmente odeia jogos da Nintendo, de qualquer modo, experimente.

.

.


2 – Sonic

Sonic

Como chama mesmo aquela música? Green Hill Zone Theme?...

Winning Eleven VS FIFA, Mortal Kombat VS Street Fighter, Final Fantasy VS Dragon Quest, Sonic VS Mario… Apesar de algumas pelejas dos games não fazerem nenhum sentido, as pessoas (principalmente os japoneses) levaram muito a sério essa disputa. Sonic foi criado em 1992 por Yuji Naka e seu time (o Sonic Team) a pedido da Sega que precisava de um mascote que simboliza-se seus videogame e (mais importante que isso) combatesse a influência de Mario. O sucesso de Sonic na época não pode ser medido, basta afirmar que Mario VS Sonic representou muito bem a disputa Mega Drive VS Super Nintendo por muito tempo. Sonic tinha tudo pra continuar sua trajetória de sucesso, mas  o fim precoce do DreamCast e o acúmulo de jogos descartáveis (principalmente os 3D) minaram  porco espinho da Sega que hoje em dia tenta voltar as suas origens. Fazer review dos jogos Sonic? Só se você tiver paciência para ler sobre mais de 30 jogos na sequência. Fica para a próxima, ok? Mas não é necessário fazer review algum para chegar a uma conclusão: ressuscite seu Mega Drive empoeirado e jogue o primeiro jogo da série (Sonic the Hedgehog).

.

.


1 – Super Mario

Super-Mario

Pô mano, que Mario é esse que tanto falam?

Quem nunca jogou Mario ou ouviu falar do italiano bigodudo? A menos que você more numa caverna e não tenha amigos, é impossível você não conhecer o maior de todas as mascotes Nintendo. Mas caso você seja um desses super-ignorantes: Mario não nasceu Mario. Ele na verdade era chamado “apenas de” Jumpman”, o cara que vivia pulando por cima dos barris e nas plataformas na outra relíquia Donkey Kong para Atari. Já neste game você tinha de salvar a princesa do Gorilão (no melhor estilo King Kong).  Logo depois ele ganhou seu próprio game Super Mario Bros 1, 2 e 3 (mega-sucessos que popularizaram o NES), em seguida tivemos Super Mario World no lendário Super Nintendo, Super Mario 64 no Nintendo 64, Super Mario Sunshine no Game Cube e o recente Super Mario Galaxy no campeão de vendas Wii. Tá bom, essa cronologia é bem resumida sei disso, mas é que se fosse detalhar cada jogo do Mario… Ei! Boa idéia! Fique ligado que faremos reviews dos principais jogos da franquia Mario! De qualquer modo, o que você precisa saber da franquia Mario é que se você não jogu vá jogar que a série é genial e saiu da mente do maior produtor de games ainda vivo: Shigeru Miyamoto.


____________________________________________________________

Bem, chegamos ao final desse top 10 japonês, gostou, discordou, tem algum jogo japonês memorável aí? É só comentar!

7 Comentários

Arquivado em Games

7 Respostas para “Top 10: Os Dez Melhores Games Japoneses

  1. Master Chief

    Cara concordo com a lista, só tem jogaço! Mas acho que faltou KoF, abraços.

  2. Olha, gostei e achei bem real e equilibrado!
    Só jogaço mesmo.

    Olha, nem sou tãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao fâ, mas Street Fighter é americano ou japonês? Pq se for Japa, merecia estar nessa lista rsrs, todos hão de concordar né?

    E Sonic é sim um clássico, mas putz, 2ª posição?
    Ele já não tem mais essa bola toda né rs!

    abraços!

  3. victor

    street é japa na versão original bison é vega e balrog é bison … devido a trocadilhos com myke tyson por que nome do bison é myke bison houve essa mudança tosca …

    as versões turbo no japão são chamadas de plus
    e as versões alpha no japão são chamadas de Zero …

  4. Anônimo

    mateus
    dasilva ger

  5. Aleff

    esta ótima a lista.
    Bomberman é infinito.
    Gradius super clássico, e os outros, conhecidos pelo mundo todo.

  6. wesley campeao da wwe

    blastoyse

  7. nami

    cade gran turismo, tekken, dragon quest, winning eleven, shenmue, street fighter, chrono trigger………….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s