Retrô – Super Mario Bros. – The Movie

mario-bros.

Que os videogames fazem sucesso, isto todos sabem e é meio óbvio. Outro fato indiscutível é que quando um jogo alcança níveis extratosféricos de popularidade é bem capaz de ele migrar de mídia. Tornar-se um desenho, anime, ou mais comum, um filme.

Um dos primeiros jogos a fazer grande sucesso no mundo foi o mascote da Nintendo, o Mario, nada mais natural que lançarem uma nova mídia para ele certo?  Pois é, o primeiro game a ter a “honra de tornar-se um filme foi o bigodudo em 1993.

Hoje embarquemos no túnel do tempo para relembrar esta pérola dos cinemas. Aviso que o texto não foi produzido por nenhum membro do RevistaGames, mas sim por um blog muito bacana que tem andado abandonado por mais ou menos um ano. Não que não pudéssmos produzir nosso próprio texto (ele foi feito, mas como TCC em trabalho acadêmico e não podemos colocá-lo na rede ainda).

De qualquer forma o texto é do blog “Filmes Baseados em Games“, vamos reproduzí-lo aqui com duas finalidades: relembrar o clássico filme e  chamar a atenção de seus criadores para que voltem o blog à ativa, pois seu trabalho é realmente muito bom. Sem mais veja um divertido Review do filme:

Conhece o Mario? Calma, não é pegadinha! É que de fato, quem aqui não conhece o Mario! Sim, o famoso encanador de macacão e bigode, que já é um verdadeiro ícone dos videogames. Não é a toa, que ele é o mascote da gigante empresa Nintendo! E não é pra menos! Seu sucesso foi construído numa sucessão de jogos muito bem feitos e que sempre tinham algo a acrescentar à arte de criar jogos de videogame!

marios1Tudo começou em 1983, quando o então personagem “Jumpman” dos clássicos jogos de Donkey Kong, aonde você subia em plataformas para salvar uma garota, teve seu próprio jogo: Mario Bros., um jogo que tinha como objetivo, matar um estoque infinito de tartarugas, caranguejos, e moscas que saíam de túneis. Quem não se lembra disso? Pois então, até que em 1985, a era dos videogames deixa de ser a mesma com o lançamento do game Super Mario Bros. para Nes, aonde Mario explora O Reino do Cogumelo na procura por Bowser, que raptou a Princesa Toadstool(Peach). Esse jogo revolucionou, e se tornou um dos mais vendidos da história. Desde então, Mario se tornou um dos maiores jogos, tendo várias outras sequências, que cada vez mais, tornavam o game popular. Em 1991, surgiuSuper Mario World, a estréia de Mario no Super Nintendo. Este foi o título que de fato consagrou o Mario, tornando um dos mais célebres heróis do videogame. Tanto sucesso, fez com que este excelente jogo, se tornasse um filme, com atores de carne e osso! Agora deixa de história, e vamos enfim para o filme!


SUPER MARIO BROS. – THE MOVIE

Pois é, tanto sucesso que o jogo fez, que o Mario teve a honra (ou a vergonha!) de ser o primeiro jogo a inspirar um filme! Lançado no dia 28 de maio de 1993, Super Mario Bros., decepcionou, sendo um fracasso de bilheteria! Os efeitos não emplacam, o humor é meio que patético, e o roteiro muito infeliz, já que a passagem da história dos videogames para o filme foge muito ao original e desagradou em geral aos fãs dos jogos! Bom, comecemos:


SuperMarioBros-TheMovie

HISTÓRIA: Bom, pra começar, logo no começo do filme ficamos sabendo realmente o que causou o desaparecimento dos dinossauros (!!!). Que extinção que nada! Um gigantesco meteoro atingiu a Terra, enviando os dinos para uma outra dimensão, aonde assim como os primeiros humanos, eles começaram a evoluir, até se tornarem humanóides. Em seguida, uma cena em uma noite chuvosa no Brooklyn da década de 70. Uma mulher deixa um ovo de dinossauro e uma pedra na porta de uma igreja, depois corre para para um túnel do metrô. Lá ela encontra Koopa (a versão do Bowser no filme!!!), que queria a tal pedra para unir as duas dimensões e invadir o nosos mundo.

mariomovie3

A mulher empurra uma viga para impedir a passagem de Koopa, mas morre quando isso causa um desmoronamento. Enquanto isso, na igreja, o ovo de dinossauro se choca e nasce a princesa Daisy (LOL!).
A cena seguinte apresenta o Brooklyn dos anos 90 e os Irmãos Mario, encanadores levados à falência por causa da concorrência do empreiteiro Scapelli.
O caso é que Scapelli queria um terreno (onde tinha sido o túnel do metrô e a passagem para a outra dimensão) que estava servindo como local de uma pesquisa universitária coordenada por Daisy, em busca de ossos de dinossuros.

mario

Sob as ameaças do Scapelli, Daisy decide pedir mais verba para a segurança, e na rua conhece Luigi Mario (que no filme, está sem bigode, vê se pode!), que oferece uma moeda para o telefone público.

Os irmãos Mario acabam convidando Daisy para jantar em um restaurante, e depois disso ela Luigi para conhecer a escavação arqueológica no túnel. Mas lá ela é raptada por Iggy e Spike, dois primos de Koopa, pois o ditador estava seqüestrando mulheres no Brooklyn em busca da princesa desaparecida.


mariomovie9

Mario e Luigi seguem atrás dos dois raptores e acabam passando para a outra dimensão, um mundo caótico arruinado pela liderança de Koopa. Lá eles são presos, escapam da delegacia, recuperam o pedaço roubado do meteorito, resgatam a princesa Daisy e as outras mulheres do Brooklyn (inclusive a namorada de Mario, Daniella (!!!)) e derrotam o ditador Koopa, trazendo de volta o velho rei que tinha sido transformado em fungo pelo tirano.

103221_5SINOPSE OFICIAL (TRANSCRITO DA CAIXA DO VHS BRASILEIRO):

A descoberta de um universo paralelo vai colocar você dentro de uma incrível aventura! Conheça Mario e Luigi, dois encanadores muito loucos que enfrentam uma corajosa missão, salvar a princesa Daisy em “Dinohatan” – um curioso mundo perdido onde os habitantes descendem de dinossauros. Mas para salvá-la, Mario e Luigi terá que enfrentar o diabólico Koopa, descendente do tiranossauro Rex, que jah dominou o planeta de Daisy e tem terríveis planos para conquistar a Terra. Inspirado no superpopular video game Super Mario Bros., com fantásticos efeitos especiais que agora você vai assistir quantas vezes quiser. – Retirado do Site do Wikipédia.


movie

ATORES:
Bob Hoskins – Mario Mario
John Leguizamo – Luigi Mario
Dennis Hopper – King Koopa (Bowser?)
Samantha Mathis – Princess Daysi


190775.1010.A

Pois é, agora vendo todo esse Review do Filme, deixo uma pergunta a vocês: Isso tem algo a ver com o Mario? Acho que já sei a resposta da maioria…

Só pra finalizar, dê uma conferida nas frases de humor do filme, que nos fazem rir até a manhã seguinte:

– “Nome.”
– “Mario.”
– “Sobrenome.”
– “Mario.”
– “E você, como se chama?”
– “Luigi.”
– “Luigi Luigi?”
– “Não. Luigi Mario.”
– “Está bem, está bem. Quantos Marios tem aqui?”
– “Bom, tem três: Mario Mario e Luigi Mario.”

Olha outra:

– “Ô, Mario, por que sempre que acontece alguma coisa, você inventa algo sobre ferramentas?”- “Aprendi com o papai, que aprendeu com o vovô.”

Pois é, vocês riram de alguma delas? Relaxa, eu também não ri! ;)

Mario_Bros

Vale lembrar que essa “pérola” de filme, foi exibido umas três vezes na Rede Globo, na Sessão da Tarde, e pouco tempo atrás, estava passando direto nos canais fechados MaxPrime e no CineMax.

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Games

5 Respostas para “Retrô – Super Mario Bros. – The Movie

  1. victor

    q filme tosco princesa do mario é peach e a do wario que é daisy …

  2. laryssa cristina da silva baptista

    bem aki poderia ter um belo joigo mas eu gostei da piada

  3. idonbn vfbv n xcnv hfionbkjfingfkhg

  4. – “Nome.”
    – “Mario.”
    – “Sobrenome.”
    – “Mario.”
    – “E você, como se chama?”
    – “Luigi.”
    – “Luigi Luigi?”
    – “Não. Luigi Mario.”
    – “Está bem, está bem. Quantos Marios tem aqui?”
    – “Bom, tem três: Mario Mario e Luigi Mario
    – “Ô, Mario, por que sempre que acontece alguma coisa, você inventa algo sobre ferramentas?”- “Aprendi com o papai, que aprendeu com o vovô.”

  5. DR

    Na verdade a Daisy não é princesa do Wario, e sim do Luigi.

    E… NOSSA, esse filme é podre. Lembro que quando era criança eu assisti uma vez na Globo D:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s