Retrô – Digimon World

O máximo que já se chegou no mundo digital.

O máximo que já se chegou no mundo digital.

Chegou a hora de retomar um pouco mais da sessão Retrô (que havia sido abandonada por assim dizer), o que importa é que ela existe e serve para relembrar os games que tanto nos divertiram em tempos passados. Tempo esse que não conseguiu apagar a lembrança dos bons jogos!

Nesta edição relembraremos um dos maiores RPGs de seu tempo: Digimon World!

Difícil conhecer alguém que teve um Playstation e nunca o tenha jogado, afinal ele foi a sensação do mundo todo há dez anos atrás.

Os gráficos são excelentes, muito coloridos e bem definidos.

Os gráficos são excelentes, muito coloridos e bem definidos.

O ano era 1999 no Japão (e no mundo) dominado por Final Fantasys e Pokémons, mas ei que surgia um game que prometia rivalizar com ambas as franquias (sobretudo Pokémon) de igual para igual. E assim surgia Digimon. Eles sempre foram considerados clones de Pokémon (uma injustiça tremenda), mas ao prometer um jogo de videogame dos monstros digitais os mais céticos e seguidores de Pikachu e sua turma torciam o nariz dizendo “há, não vai fazer sucesso”.

Este é o seu personagem no mundo digital.

Este é o seu personagem no mundo digital.

Todo o clima de rivalidade estava formado, pois os Pokémons eram (e são) da Nintendo, sendo que eles foram criados para o GameBoy e posteriomente se tornaram um anime, ambas as transposições com grande êxito. Já os Digimons fizeram o caminho inverso: primeiro o anime, depois o game. E uma vez que os Pocket Monsters só poderiam ser jogados nos consoles da Nintendo, qual não foi a expertisse da Sony em oferecer apoio irrestrito à Bandai se o jogo fosse exclusivo do Playstation?

E esse é um dos digimons que podem ser seu parceiro no jogo.

E esse é um dos digimons que podem ser seu parceiro no jogo.

No jogo, o jogador encarnava um garoto viciado em jogos portáteis (uma analogia ao GameBoy?), e seu jogo favorito era de monstros digitais. O que pega é que ao invés de só ficar upando a criatura, o garoto é transportado ao próprio jogo que ele tanto adorava. O nome dele inicialmente é Hero, mas como um nome desses não faz sentido mesmo o jogador podia trocá-lo no início do game, fazendo com que o garoto seja você!

Ao cair em File City (Cidade Arquivo), você fica sabendo por meio de Jijimon e outros digimons da cidade que o mundo dos seres digitais está perdido, os digimons começaram a perder suas memórias e se tornaram agressivos. A sua missão é viajar através da Ilha Arquivo, derrotando esses digimons selvagens para que recobrem a memória e voltem até a cidade, onde consequentemente começaram a trabalhar e properar.

O melhor é que as batalhas aleatórias inexistem, você só luta se quiser.

O melhor é que as batalhas aleatórias inexistem, você só luta se quiser.

Para lhe ajudar é designado um digimon, ou seja, seu parceiro digimon. É ele que luta por você, em troca você deverá dar suporte a ele e garantir que ele tenha uma boa vida, com o máximo possível de conforto. E é justamente esse parceiro que torna o game tão atrativo, pois se quiser evoluí-lo (ou melhor, digivolvê-lo), é necessário alimentá-lo, pô-lo para dormir, treiná-lo, etc. Isso tudo sem mimá-lo.

O treinamento diga-se de passagem é bem interessante, uma vez que você pode se focar em determinadas habilidades como velocidade, inteligência, força de ataque, defesa, MP e HP. Cada um desses pontos acabam trazendo benefícios ao seu parceiro e acabam definindo qual o próximo digimon ele será quando digivolver. O problema mesmo é descuidar do digimon, pois quando isso acontece a digievolução pode ser desastrosa geralndo um Numemon ou um Sukamon, isso quando o digimon não regride até a forma de Digitama (como diria o Sr. Omar: “trágico, trágico”), pois se isso acontece o treinamento deve recomeçar e o problema é que Digivolver leva horas e horas.

A cidade cresce com o vanço do game...

A cidade cresce com o vanço do game...

São exatamente 61 digimons possíveis de se ter no game, o que é um número muito expressivo, uma vez que cada digimon costuma viver em média pelo menos 3 dias em cada fase (com exceção dos Fresh e dos Training). Essas fases, são Fresh, Training, Rookie, Champion e Ultimate, ao chegar na última fase o digimon fica muito poderoso, sendo capaz de vencer quase todos os digimons ao redor da Ilha Arquivo, pois eles possuem vários ataques que causam grande danos aos adversários, o problema é que um dia eles precisam voltar a fase de Digitama, fazendo com que o treinamento volte tudo de novo, felizmente existem alguns itens no jogo que fazem os digimons digivolverem instantâneamente, porém esses itens são raríssimos.

Os cenários variam muito, tem cavernas, praias, florestas, terras enregeladas, pântanos...

Os cenários variam muito, tem cavernas, praias, florestas, terras enregeladas, pântanos...

O sistema de batalha é inovador e muito divertido. Ao invés do clássico sistema por turno, Digimon World introduz um sistema de ação, em que o próprio player apenas orienta que ataques o digimon deve executar durante a luta, ou ainda decide se devem fugir ou apenas se defender (ele meio que fica só torcendo mesmo), mas não pense que só por isso você deverá ficar assistindo enquanto o Digimon se digladia por aí, pois é essencial ficar atento ao status do seu digimon, sendo muitas vezes necessário o arremesso de caixas de MP, HP, ou ainda itens que aumentam a força, defesa, etc. Há também o ataque especial do digimon que causa mais danos ao adversário, mas que deve ser utilizado na hora correta.

O treinamento é a parte mais importante do game.

O treinamento é a parte mais importante do game.

O modo como o digimon se comporta em uma luta depende muito de como você o intsruiu durante o treinamento, então não adianta ficar reclamendo se ele só fica parado ou se defendendo. É necessário treinar muita velocidade para que ele possa se esquivar dos ataques ou atacar antes, é necessário treinar mais ataque se quiser um modo de batalha mais agressivo (o problema é que assim o digimon fica exposto aos ataques, e lá vai você gastando suas caixas de HP). Ao contrário do que parece, Digimon World é um RPG muito tático, nada vai depender de sorte se você for um bom jogador.

Existe também um modo de batalha na arena para dois jogadores, cada um com seu próprio save.

Existe também um modo de batalha na arena para dois jogadores, cada um com seu próprio save.

Outro grande fator positivo são os modos de se convencer um digimon a ir até a cidade, pois alguns só precisaram de uma boa sacudida na cuca (no melhor estilo tome isto!), outros só precisam ser encontrados e há ainda os especias como o Seadramon que precisa ser pescado no lago próximo a cidade, mas para pescá-lo é necessário uma vara de pesca, e para conseguir uma vara de pesca é necessário trocar cartas com o King Gekomon, e para trocar essas cartas é necessário comprá-las até o 15º dia do mês, e para comprá-las é necessário ter dinheiro, e para ter dinheiro é necessário vencer batalhas, e para vencer batalhas é necessário um digimon forte, e para ter um digimon forte é necessário treinamento… Viram o que eu quis dizer, o game é um RPG muito extenso, possibilitando ao jogador ficar meses jogando-o até conquistar tudo que nele existe (lembro que quando terminei ele e consegui tudo, inclusive as cartas especiais, todas as medalhas e todos os digimons fiquei mais de 150 horas no contador do jogo).

Digimons fortes são a garantia do sucesso.

Digimons fortes são a garantia do sucesso.

Ah, faltou falar do vilão do game, que era o Analogman, um garoto que almejava dominar toda a Ilha Arquivo e os digimons que lá habitavam (aliás, ele é meio que um Imperador Digimon (meu Nick) no game. Além de dominar o Mt Infinity (que tinha digimons poderossímos em seu interior, o Analogman ainda controlava o Machinedramon (conhecido também como Mugendramon), o digimon mais poderoso de todo o game disparado, que tinha muitos pontos de HP e MP e ataques que poderiam zerar o life de seu digimon rapidamente, o que proporcionava uma batalha longa e muito difícil.

Esta é a capa oficial do jogo.

Esta é a capa oficial do jogo.

Gráficos senssacionais, até mesmo para os primeiros games do Playstation 2. Os sons apesar de repetitivos davam o tom certo a cada cenário e hora do dia, enfim era um RPG sencacional que merece ser jogado por todos os amantes de RPGs e dos digital monsters. O game chegou até a 4º edição no Playstation 2, sendo que o Digimon World 2 se focou nas batalhas por turno e exploração entediante de dungeons, o 3º game (o mais bonito graficamente) também tinha batalhas por turno e tinha um mundo enorme para se explorar.

Os três primeiros são do Playstation 1, o 4º game era mais ação, com um suporte a até 4 jogadores via multitap, o mundo era exploirado por cenários. Apesar das evoluções tecnológicas, nenhum game da franquia chegou a superar Digimon World 1, pois ele mesclava uma simplicidade e desafio na medida certa.

Outro grande game vinhe de brinde, claro que depois ele foi lançado oficialmente...

Outro grande game vinha de brinde, claro que depois ele foi lançado oficialmente...

Uma coisa legal era que os primeiros que compraram o game original ganharam de brinde da Bandai um cópia do Digimon Digital card Battle, um ótimo card game que também terá seu merecido retrô por aqui. E antes que me perguntem, o digimon que eu mais gostava no game era a Phoenixmon.

[Obs: Nada de comentários do tipo: prefiro pokémon, por favor…]

34 Comentários

Arquivado em Games

34 Respostas para “Retrô – Digimon World

  1. victor

    lol

    melhior versão é o world 3 … o um é bom mais o 3 é o mais loko …

  2. Kyon

    Não o 1 foi o melhor.

  3. Alan

    Oi tbm acho o um o melhor. Queria saber, quando fica com aquelas gotas encima do seu digimon oque tenho de fazer e onde comprar e tbm, quando fica com uma mosaca encima dele oque eu faço?

  4. Kyon

    A gota significa que ele está cansado, você deve levá-lo ao Tokomon na casa do Jijimon e dar rest nele. A segunda coisa não sei se entendi mas se for mosca, na verdade é uma borboleta que está deixando-o mais feliz, pq você não está dando carinho o bastante e ele está irritado.

  5. gabriel

    para mim o digimon world 1 é uma merda prefiro mil vezes o 2

  6. Gugsb

    Gostei mtu gosto mesmo do 3 por causa do Gallantmon(meu predileto), comecei a zerar este mas, sem querer evolui para um numemon(eca) e como faço para voltar para agumon estavo quaze digivolvendo para um greymon 😦

    mandei um e-mail par mim me ajudando vlw

  7. Pingback: Top 5: Games que Merecem Remake « Revistagames's Blog

  8. hatake kakashi

    eu vim aki pra ver sobre as gotas eu ja dava rest quando dava as gotas mas axei q dando rest ele dava como uma falha mas mesmo assim obrigado pela informaçao agora sei q nao estava errado hehehe (e outra coisa quem nao gosta do 1 (um) e prefere os outros so me diz uma coisa chegou no final? ou nao consegui nem sair do começo ? hahaha como filmes e jogos o primeiro sempre é o melhor vlw irmao abraço e parabens por ter completado em 100% o game vou me esforçar aki vlw

  9. junior

    nussa eu to jogando digimon word e muito bom ate demais eu so fã do digimon des dos meus 7 anos e queria saber como faço para pegar aqueles digimons q aparecem de vez em quando tipo aquele q fica no tropical jugle queria pegar ele me responde valeu

  10. junior

    junio_big_br@hotmail.com me add ai galera no msn para nos se falar-mos blz me add awe..

  11. ayrton

    alguem me ensina a usar a vara de pescar e ñ sei

  12. victor

    vc isca a minhoca e joga no rio espera o peixe puxar a isca vc vai ver a boia afundando ai vc fisga o peixe bem pelo menos é assim que eu faço … ja no jogo eu naum sei 😄

  13. Anônimo

    eu ñ sei digivoluir para nenhum digimon na fase mega como eu faço para digivolver para metal greymon ou skull greymo ou até megadramon… vlw galera

  14. Denis

    eae galera blz !!!! eu ja zerei esse digimon 3 veses e jogo ele des de os meus 8 anos de idade eu sei muita coisa que ninguem ja mais sobe como digivoluir o garurumon para weregarurumon sem chets ou gameshark esse é o melhor digimon de todos se quiserem ajuda é só mi add no MSN denisgameboy@hotmail.com , tambem ja fui um nb nesse digimon 😀

  15. Digimon

    falou tudo…jogo perfeito!!!quem prefere outro,ou,fala que o 2 o 3 é melhor,com toda sinceridade,é um lixo humano que não sabe aproveitar um bom jogo!

  16. marcão

    Ei caramba eu consigui agumom namoral eu sou foda.
    e olhe q é a primeira vez q eu jogo

  17. Manuel

    alguem sabe alguma manha ou jeito q para pescar algum peixe maior q o digisnapper sem perder varios e se matar clicando X?
    eu pesco assim->depois q o peixe morde a isca aperto X e fico dando TAP sem parar, é assim msm, fica mto foda pescar grandes assim.Se puder ajudar add ai ->manuel_qbom@hotmail.com

  18. Mariana

    Eu gosto desse jogo do digimon world 1 mas ele é ruim porque eu não consigo digievoluir o digimon para o digimon certo!O meu agumon viro o tyrannomon,e o agumon nao digievolui pra ele,digievolui para greymon!!
    O meu gabumon foi a mesma coisa,ele tinha que virar o garurumon mais viro o leomon.

  19. Mariana

    Alguem sabe como digievolui um digimon para mega no digimon world 1???

  20. pablo

    se alguen tiver digimon world 1 no play pega o cd e passa no meu msn pablofcaires@hotmail.com

  21. pablo

    se alguen tiver digimon world 1 no play pega o cd e passa no meu msn apasta pablofcaires@hotmail.com

  22. pablo

    para evolui e no lvl 10 vou passar codigos para vcs
    Digimon World (Playstation One)

    Ganhar 2.000 bytes:
    Vá lutando com ModokiBetamon e ele jogará um disco. Venda ele na lojinha do Coela e do Beta Mon

    Selecionar personagens
    Comece um novo jogo e quando a tela preta aparecer, segure Triangulo + quadrado + circulo. Agora você verá um monte de itens, escolhe qualquer um que você queria e dê ào seu digimon. Se ele não querer comer, pressione Triangulo + quadrado + circulo novamente, então dê o alimento. Seu Digimon mudará depois que você o alimentos com todos os itens. Então você poderá alternar de digimon a qualquer hora.

    Desenvolva seu digimon
    Enquanto seu digimon estão se desenvolvendo, pressione Select + Start + triangulo + quadrado+circulo e pressione quadrado.

    Todos os digimons
    Pressione Triangulo + Start + Circulo +Select na tela start menu.

    Consiga Garurumon
    Consiga antes Penguimon ou Gabumon. Evolua ele para 1000+Mp, 100 + speed com 0-1. E o peso em torno de 30

    Consiga Gabumon
    Quando você começar um novo jogo e Jijimon perguntar a você as questões, diga que você não tem “digivice” e que vocÊ não tem nenhum amigo (any friend), e você consiguirá Gabumon ao invés de Agumon.

    Consiga Sukamon
    Deixe seu monstro em Rookie ou Champion Digimon, e deixe o virus nele. Então eventualmente ele se transformará em Sukamon.

    Consiga Kunemon
    Primeiro derrote o mesmo Kunemon. Vá para o treinamento e durma na cama do Kunemon. Existe 50% de chances de ele se transformar em Kunemon;

    Dinheiro fácil
    Compre um cartão Meramon por 500bits então entre na caverna lava (Lava Cave) e fale com demimeramon na última tela. Ele dará à você 1500 bits pelo meramon.

    Como digivolver qualquer hora
    Aperte X, X, X, O, O, O quando estiver batalhando

  23. marcos

    Esse trem nao presta,tentei 1000 vezes e nao presto!!

  24. esse trem e sso pra seçao japonesa

  25. Romulo

    como eu faço para ñ evoluir para numemon

  26. Não descuide de seu digimon, ou seja, não o deixe defecar em qualquer lugar, nem passar fome, mantenha-o feliz, etc…

  27. ses jogos do digimom do ps1 é bem loko adorooooo
    mesmo tendo o ps2 psp e xbox 360 eu continuo jogando esse jogo .ahhhh vlw pela dica de dar rest porque ele tá cansado

  28. David

    Alguem Sabe como Digievoluir pra o nivel Ultimate ?

  29. Leonardo

    alguém sabi como limpar o coco do digimon? ou aonde q ele pode cagar? pois toda vez eu viru sokemon por favor me ajud.a

  30. digimon world 1 é o melhor

    gente,para chegar a ultimate,vc tem q ter seu personagem num nivel 5 no minimo,ai suas digievoluçoes dao certo,ate mesmo metalgrymon,o coco vc faz naqueles banheiros,numa cobertura q tem um vaso,se alguem souber quais sao os digimons secretos para evoluir pf me fala como e quais sao pra digivoluir pra eles

  31. digimon world 1 é o melhor

    ah,como fasso para cnseguir itens para digivoluçao,me falaram que é so vencer na arena,mas naum ganho nenhum item,so dinheiro e meats!me ajudem!

  32. HM

    a todos que gostao mais das outras versoes eu tenho a diser que tambem sao boas e que eu sou o melhor em todas!Se quiserem prova vejao o meu memori
    card!Agora a certos que disserao que esse e uma merda,vai aprender a
    jogar ceboso!Tu la e jogador ou imtende de jogo!No digimon Wold 2 tenhos tres digimos no nivel 99 no 3 tenho um War Greymon com todas as digievoluçao e todos os phatersts no digimon World 4 tenho todos os digimons
    e arma secreta de war greimon e estou no nivel 350 pra resumir ja zerei todos
    100% e digo com certeza que o 1 e o melhor e indiscutivel!

  33. Gustavo

    auguem sabe como pescar o seadramon ,eu to dias tentando pescar ele se auguem souber me e-mail Machinemega@gmail.com

Deixe um comentário

