Especial! Fumito Ueda

bold-fumito-ueda

Fumitu Ueda

Nascido em Tatatsuno Hyugo, Japão no ano de 1970 o jovem rapaz é o mestre em criar jogos filosofais. Liderou projetos como Ico e Shadow of colossus e hoje estou aqui para fazer uma matéria desses dois jogos e uma previa do futuro de ambos… Last Guardian.

Ico ( 2001, Playstation 2 – SCEI)

ico-guiding-yorda-through-the-castle-garden

Uma verdadeira obra de arte

Quando veio ao mundo ninguem esperava algo de bom pois era o nascimento do console teoricamente, na TGS do mesmo ano o jogo demonstrou o poder do console não em graficos ultra revolucionarios, mas sim em um jeito novo de jogar fazendo com que o jogador sinta os sentimentos dos personagens e se emocione com os acontecimentos do jogo ao decorrer da historia.

No game você controla Ico um jovem rapaz que foi banido de sua vila natal por nascer com um par de chifres , logo os sarcedotes da vila o confinam em um imensso e misteriosos castelo rodeado pelo mar onde o mesmo encontra a jovem Yorda a princesa no qual Ico deve proteger. Um fato inovador na historia é que os dois personagem falam liguas diferentes e logo os dois percebem que teram que trabalhar em equipe para resolver os misterios que cercam o castelo porém com a falta de comunicação é uma tarefa dificil que aos poucos começa a se resolver com o passar da trama.

No jogo você literalmente deve levar a jovem Yorda consigo você a carrega segurando pelo braço e sai arrastando por ai , protege la é sua prioridade pois sem ela não é possivel abrir as portas e resolver os enigmas do castelo que por fim das contas é um imensso castelo. Os inimigos do jogo não são homens ou monstros como na maioria dos jogos mas sim sombras nas quais Ico deve derrota las usandos não uma espada mais sim a unica arma no qual o mesmo encontrou no começo da historia…um cajado.

No quesito grafico o jogo não é forte porém não fez feio tudo é mostrado bem nitido e detalhado com uma cinematografia impecavel o jogo de poucas palavras não mostra  os sentimentos dos personagens com falas mais sim com ações fazendo com que  o jogador sinta o drama passado pelos dois personagens e reflita sobre o mesmo.

Um marco na historia do console  altamente recomendado para quem adquiriu o console hoje ou vai aderir ou para aqueles que procuram otimos jogos.

.

.

.

Shadow of  The Colossus ( 2005,  Playstation 2 – SCEI )

Este também é uma obra prima

Este também é uma obra prima

O nome do projeto era Wander And Colossus porém foi trocado devido ao nome ser meio  estranho mas o mesmo continuou no Japão, quando veio ao mundo Fumito Ueda tomou outra atitude explorar um cenario gingantesco e fazer com que o personagem fique  livre para explorar o mesmo.

No jogo você controla Wander  um jovem rapaz que teve sua namorada chamada Mono sacrificada por carregar uma maldição o mesmo viaja para um lugar chamado Terra Proibida ( Forbiden Land ) para ressucita – la  mas ao chegar no local ele se depara com uma entidade que se alto denomina Dormin um Luz que vem do teto do Templo da Adoração local de inicio de partida do jogo.

Esta voz diz ao jovem que deve destruir 16 entidades que se alto denominam Colossus ( colussi na versão japa ) para ressucitar a garota o jovem então monta em cima de sua fiel e inesqueciveia eguá ( penssaram que era um cavalo ) chamada Agro ( Agoru na japa )

Bem o jogo começa ai você possui um arco e flecha e uma espada e sua montaria cabe a você encontrar os 16 colossus e os derrotarem, tarefa facil de falar dificil de fazer pois cada bicho tem uns 5 metros de altura e você  deve pular , rolar , nadar e até voar para derrotar os gigantes.Cada colosso possui sua caracteristica uns são grandes , outros são pequenos ( são os mais chatos ) ,voam ( só tem um para falar a verdade ) e tem uns que nadam cada um tem sua forma de atacar e sua forma de matar o jogo é um jogo de ação, aventura e puzzle pois  é um verdadeiro enigma descobrir onde se deve bater para derrubar a fera.

No quesito grafico o jogo é otimo superou o projeto anterior e possui um visual cimatografico incrivel , mas nem tudo é aguá  de jamaica ( vide chapolin ) pois o jogo possui um pequeno defeito além de ser um pouco facil ( é so descobrir o ponto fraco do inimigo e você  pode matar tranquilo ) o jogo tem uma queda de frame brusca quando o personagem cai de cima do bicho mais isso são defeitos tecnicos que não atrapalha em nada na jogatina.A jogabilidade é realista os movimentos do personagem lembram muito um de humano de verdade o personagem até tropeça quando uma criatura pisa no chão e faz tremer a terra.

O jogo é de Fumito Ueda então leva a tradição de fazer com que o personagem sinta um sentimento de amizade desta vez não pelo um parceiro humano mas sim pelo animal Agro a égua e o protagonista passam mal bucados fazendo com que o jogador sinta  o que uma amizade de verdade.

Este jogo é teoricamente um antecessor de Ico pois leva o mesmo sistema de linguagem o personagem prinipal fala a mesma lingua do personagem Ico e as sombras no qual você enfrenta em Ico tem ligações com a terra proibida.

O game levou premios em 2005 como melhor jogo do ano e melhor design de jogoe grandes nota como 38 da famitsu , 9.6 da game spot.

Bem o jogo esta previsto para virar filme pois foi anunciado este ano por diretores de gosto duvidoso Kevin Misher que fez Escorpião Rei e Justin Marks que fez o Street Fighter A lenda de Chun – Li.

.

.

.

Last Guardian ( 2010 Playstation 3 SCEI)

the_last_guardian

E este será a próxima obra de arte no mundo dos games

Anunciado na E3 deste ano o novo projeto de Fumito Ueda leva o  nome de TRICO por fazer alusão a uma trilogia, não possuimos muito detalhes mais foram revelado que no game você ira controlar um rapaz que esta preso em uma especie de castelo e que a furtividade sera sua arma junto a uma especie de animal hibrido de cachorro e passaro ( a lembra um pouco um cachorro ) no qual esta na cara que você ira simpatizar um sentimento de amizade forte com o animal.

O jogo sera exclusivo para PS3 e esta sendo aguardado por muitos fans do criador  que deixa claro que sabe o que faz seus projetos sempre seram lembrados e ja mais esqueçidos esperamos por mais games vindo deste mestre.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Games

Uma resposta para “Especial! Fumito Ueda

  1. Pingback: Os exclusivos do PS3 em 2010 « Revistagames's Blog