2010: Mass Effect 2 ou Final Fantasy XIII?

Nas entrelinhas: RPGs americanos ou japoneses?

2010 parece ser um bom ano para os gamers, graças a dois jogos!

Enquanto 2009 foi um grande ano para os jogadores , já que tivemos alguns dos melhores títulos desta geração tais quais Killzone 2, Arkham Asylum, Uncharted 2, Assassin’s Creed 2, Forza 3 e muitos outros. O próximo anos sim tem tudo para ser o melhor ano dos games desde que esta geração iniciou-se em 2005, por causa de dois jogos em especial, são eles: Mass Effect 2 e Final Fantasy XIII.

O primeiro trimestre de 2010 trará alguns dos jogos mais esperados desta geração. Dois deles são os favoritos dentre os amantes de RPG, Mass Effect 2 e Final Fantasy XIII. Enquanto curtíamos alguns belos JRPGs nesta geração (Lost Odyssey, Tales of Vesperia, e Valkyrie Chronicles, só para citar alguns), WRPGs (algo que os americanos chamam de “west RPG”, ou RPGs ocidentais)  se tornaram escolhas cada vez mais comum entre os jogadores de RPG ao redor do mundo (Fallout, Elder Scrolls, Fable, etc), ao contrário das gerações anteriores. Então se você olhar mais atentamente verá uma batalha não só entre estes dois RPGs altamente esperados, mas sim entre dois estilos diferentes de role playing: o ocidental e o estilo japonês.

Mass Effect 2 terá gráficos melhores que seu antecessor.

Mass Effect 2 é a sequência da aclamada ópera espacial, Mass Effect. O game o levará ao distante ano de 2185, dois anos após a conclusão de seu antecessor. Com a invasão “Reaper” frustrada e os inimigos derrotados, o comandante Shepard descobre que todas as colônias humanas estão desaparecendo misteriosamente. Shepard não poderá agir sozinho, portanto, então se juntará aos seus companheiros (novos e antigos) com a organização suprema dos humanos, a Cerberus para resolver este mistério.

O sistema de conversas terá seu retorno nesta sequência, porém com escolhas morais mais complexas. Mass Effect 2 ainda terá um sistema de cura de danos primariamente mecânico ao  invés do “medi-gel” do primeiro game. Além disso, o sistema de sobreaquecimento das armas foi substituída pela munição colecionável. O visual também foi melhorado drasticamente, fazendo com que alguns dos problemas técnicos mais gritantes do primeiro game sejam inexistentes nesta sequência.

Final Fantasy XIII elevará a franquia a era HD

Do outro lado você tem Final Fantasy XIII, cujo enredo gira em torno da Fal’Cie que construiu um paraíso para os humanos: a cidade impenetrável Cocoon, que flutua acima da superfície de um mundo conhecido como Pulse. Ambos, Pulse e Cocoon, são mantidas pela Fal’Cie.

A organização criou em Cocoon formas de vida orgânica e artificial (máquinas), para que seus habitantes a usassem em seu proveito, e assim a humanidade floresceu. Contudo, as pessoas de Coccon começaram a temer pela segurança de seu mundo, estavam preocupados que a cidade caísse do céu ao inferno que eles acrteditavam ser Pulse.

Final Fantasy XIII será o primeiro game da série a  ter visual HD, e o resultado disso será uma jornada fantástica como nenhuma outra foi. O game utiliza um sistema de batalha revisado por turnos; vários comandos podem ser usados em um único turno e executados ao mesmo tempo para formar uma combinação. O número de comandos aumenta conforme cresce a habilidade do personagem, ou seja, quanto mais alto o level do personagem, mais golpes podem ser adicionados ao combo.  Além disso, o jogo não faz uso de MP, mas apresenta pontos de “custo” para cada comando, que determina quantas vezes os comandos podem ser usados por turno.

A Bioware nos trará um dos games mais amados desta geração e ao mesmo tempo a Square Enix renovará em HD a mais popular franquia RPG de todos os tempos.

Então temos algumas perguntas que gostaríamos que alguém respondesse: Qual dos dois games trará a melhor experiência RPG em 2010? E será que Final Fantasy XIII conseguirá elevar novamente o estilo japonês no topo do mundo?

[Traduzido do site: VG Arabia]

2 Comentários

Arquivado em Games, Lançamentos, Notícias

2 Respostas para “2010: Mass Effect 2 ou Final Fantasy XIII?

  1. victor

    tpo como mass efect são akeles que dão a origens a novas franquias no futuro … por hora masss efect não é mlehor q ff mas um dia ele chega lá …

    mais uma coisa que caiu no meu conceito foi o comentario do querido ( pelo menos para quem curti KH ) tetsuya nomura …

    “quando ff 7 foi lançado tiramos o lacre de rpg japones exclusivo sucesso no japão porem não conquistamos todos e muitas pessoas ainda não esperimentaram o fantasia final pois ainda não mostramos o que o demais publicos deseja ver … este ff não sera para todo mas sim para o mundo sera uma nova geração no qual ira criar um novo conceito em rpg …”

  2. Pingback: Os exclusivos do X360 em 2010 « Revistagames's Blog

Deixe um comentário