Top 5: Games que Merecem Remake

Bons jogos são imortalizados, mas o tempo deixa marcas.

Bom, comentei esses dias com o Gray Fox que tinha vontade de fazer um top dos games que merecem remake, daí ele argumentou que era desnecessário pois vários outros blogs já tinham feito um post desse tipo.

De fato dei uma rápida pesquisada nos outros blogs e vi vários destes posts por aí. Mas daí percebi uma coisa: percebi que as listas dos outros pouco me agradam (assim como as que eu faço agradam a poucos), mas é isso aí a opinião de cada blog é que os torna tão peculiares, não é? Por isso tive ainda mais vontade de fazer isso, mas o estopim pra essa vontade toda foi um único jogo.

Não é segredo pra ninguém que meu jogo favorito desde sempre é Silent Hill, joguei e zerei todos menos o Homecoming. Sinto-me até uma autoridade pra falar de Silent Hill (em contrapartida o Gray Fox é uma autoridade do Metal Gear), pois bem, joguei a série Silent Hill na ordem de lançamento, ou seja, do 1 ao 4 conforme iam sendo lançados (tipo aqueles nerds que ficam na porta da loja de videogames esperando o lançamento). Pois é depois de zerar o SH 4: The Room  voltei a zerar o 1º do PS1 e senti uma certa ausência.

Não me entendam mal, SH 1 é um dos melhores jogos que já joguei, mas depois de jogar os outros você fica com um sensação de estar pegando um objeto mal polido de alguma loja de velharias por aí. Isso foi em 2004, logo após o lançamento de The Room, dali em diante comecei a torcer muito para que Silent Hill 1 ganhasse um remake.

Pois parece que as minhas preces foram ouvidas, pois Shattered Memories já está aí para alegria de muitos e apesar de ser um remake ele possui algumas diferenças extraordinárias, mas como o nome já diz um remake é nada menos que um modo de se refazer algo.

Depois dessa história toda vamos lá, resolvi eleger alguns games que merecem na minha opinião um remake o quanto antes. Atentem que não numerei os jogos pois neste top as posições são irrelevantese também sei que muitos outros estão faltando, portanto é bem capaz de que este top se trone uma sessão:


Dino Crisis 1 e 2

Esqueçam o problemático Dino Crisis 3 do Xbox, a série reencontraria a glória num remake bem feito.

Confesso que joguei Dino Crisis muito depois de jogar a trilogia Resident Evil do PS1 e fiquei com aquela sensação de que substituíram os zumbis por dinossauros e trocaram a cidade por uma floresta. Nada mais errado que isso. Semelhanças até existem, mas nada que possa ser considerado uma cópia descarada.

Dino Crisis tem um estilo mais mortal que RE, tipo se alguns zumbis te cercassem tinha como sair vivo, mas se dinossauros te cercassem era Game Over a menos que o jogador fosse muito rato. Mas passados vários anos após o lançamento, Dino Crisis parece velho demais, seus gráficos estão muito ultrapassados, é o tipo de jogo que precisa de uma plástica para tirar as rugas do tempo. Nessa transformação estariam incluídos gráficos bonitões, inimigos mais ferozes e rápidos e a manutenção do multiplayer. Nada de muito enfeite.

.

.

.

Final Fantasy VII

Ao invés de batalhas por turnos, que tal um FF VII com a roupagem de Crisis Core?

Tenho certeza de que este vai causar desconforto em muita gente, mas vamos que vamos…

Final Fantasy VII é o favorito entre 9 de 10 fãs de FF e tenho certeza de que esses fãs não reclamariam de ver Cloud e sua turma em gráficos de PS3 à lá vídeo de divulgação do Advent Children. Mas e se mudassem a jogabilidade? É só uma idéia mas e se ao invés do sistema de batalha por turnos não implementassem o sistema do Crisis Core? Pode não ser uma má idéia…

E finais secretos até que poderiam estar no pacote…

.

.

.

Metal Gear

Meu palpite é de que este ganhará um remake e não deve demorar muito...

A maioria dos games que estão nesta lista carecem de poucas mudanças, sendo a maioria apenas um ajuste gráfico. E MG não foge a essa regra. Era só botar uns gráficos cabulosos e aumentar a IA dos inimigos (equivalente aos de MGS2) e pronto, o mesmo game adaptado para a nova geração. Garanto que ia vender feito água no deserto.

O que quero dizer é manter-se-ia a visão por cima ao invés do 3D, e colocariam uns gráficos bons mesmos e pronto. Não precisaria ser um Metal Gear 1 com gráficos de Matl Gear Solid 4… Lembrando que Kojima foi questionado na última E3 se haviam planos para um remake assim e o mesmo disse que da parte dele não, pois está muito ocupado com seus novos games, mas que não veria mal agum se alguma outra empresa seuisse o projeto (lembrem-se que a Silicon Knights foi quem desenvolveu o remake de Metal Gear Solid 1 para o Game Cube, rebatizado de Twin Snakes).

Esperar pra ver…

.

.

.

Adventure Island 3

Encontrar uma imagem decente nao é fácil...

Este aqui foi meu grande vício na era NES até conhecer Super mario Bros 3. A primeira vista lembra todos os outros jogos plataformas da época. Mas a graça deste AI eram os dinossauros que ajudavam na aventura. Mas aí alguns vão dizer: “ei o Yoshi é um dinossauro que ajuda na aventura”.

Mas não podemos nos esquecer que Adventure Island 3 surgiu muito antes de Super Mario World, portanto uma suposta cópia passa longe deste game, ou seja, ele era original o bastante e talvez (só talvez) tenha influenciado um pouco o Shigeru Miyamoto.

No remake os gráficos precisam de um tapa forte, afinal o Super Mario World que não é nenhum jovenzinho mas parece ter sido lançado centenas de anos depois de Adventure Island. Se um remake tivesse os gráficos e as cores do jogo do Super Nintendo já estaria de bom tamanho, mas porque parar por aí? Que tal misturar 2D com 3D? A exemplo de New Super Mario Bros? Seria uma boa. Ah sim, mais telas seria uma obrigação e tanto, além é claro de melhorar os controles, pois o protagonista dava uns pulos meio lentos e curtos fazendo com que uma simples pedra no chão representasse um desafio e tanto.

A trilha sonora também deveria ser renovada e muito, afinal este era um game do NES e vocês sabem que a sonoridade não era lá essas coisas naquela época… no mais seria um excelente game a ganhar um remake, nem que fosse via PSN, Xbox live… Vale lembra que a Hudson estava ou está trabalhando num Adventure Island para o portal WiiWare, mas parece estar bem longe do que eu imagino como um grande remake da série…

Este aqui é o suposto remake que a Hudson está preparando, quem disse que jogou não gostou, o visual desaponta...

.

.

.

Digimon World / Digital Card Battle

Um remake ou um jogo novo nestes moldes?...

Bom, resolvi citar dois em um aqui por razões simples, apesar de serem games diferentes eles eram vendidos num pacote único (no original claro).

Vamos lá então. Primeiro o Digimon  World 1, gráficos sensacionais para a época sistema de batalha perfeito e divertido, uma infinidade de digimons e mais um monte de coisa que eu já havia descrito num outro post. Então se o game era sensacional assim qual a finalidade de um remake? Bem, acontece é que eu imagino não um simples remake mais sim uma enorme desconstrução.

Primeiro e principal: aumetar o tamanho do mundo. A ilha arquivo era a ilha mais diversificada do mundo digital e real se existisse, mas e se ao invés do remake te fazer voltar aquela velha ilha, não seria mais legal visitar continentes inteiros, cada um com suas cidades e digimons apropriados? Nemm precisava ser uma mundo infinito, do tamanho do Digimon World 3 estraria ótimo (ele era grande mesmo), daí incluía cidades em vários lugares diferentes, missões mais variadas além de simplesmente ir atrás de um digim e fazê-lo voltar a File City… O sistema de batalha ficaria inalterado, sendo que o ideal era apenas adicionar novos itens de cura e de MP.

Talvez até fosse legal adicionar itens mágicos nos digimons como frequentemente é feito no anime Digimon Tamers, imagina adicionar um canhão ao seu Metal  Greymon, além do show de luzes ia ser super massa ver o ataque especial, sendo que o ataque “finish” do jogo poderia ser ao estilo dos sumons de FF, tipo uma CG mesmo só pra ver um ataque devastador. Legal.

A variedade dos digimons também poderia ser maiore as digievoluções mais diversificadas. Tipo, inclua no roll dos digimons possíveis os mega-level (extremos) como Metal Seadramon, Wargreymon, Gallantmon, entre outros. Sendo que a exemplo do primeiro game você só pode ter um digimon (afinal é digimon e não pokémon), e os digimons tem tempo limitado para manter a forma (igual ao antigo game mesmo, um dia ele morre e você precisa recomeçar o treinamento).

Já em Digital Card Battle os gráficos precisavam ser melhorado mesmo, afinal eu não conseguia deixar o modo de batalha ativado pois os gráficos eram muito  simples. Uma idéia era ao invés de mostrar um digimon atacando o outro, mostrasse um pequeno digimon a frente da sua carta atacando o outro no meio do campo entre você e o outro jogador. Como se fosse o Digimon World entende? No mais as mudanças como em todo card game seria a inclusão de milhares de cards e desafios durante a jogatina.

.

.

.

Numa próxima oportunidade falarei sobre outros jogos que merecem remake!

Anúncios

7 Comentários

Arquivado em Games

7 Respostas para “Top 5: Games que Merecem Remake

  1. Nunca joguei um desses jogos, mas acho que poderiam inventar umas versões “New” que nem fizeram com New Super Mario Bros, aí poderia sair algo como “New Donkey Kong Country”, “New Sonic The Hedgehog”, “New Chrono Trigger”, “New Star Fox”, e por aí vai 3dpoihd3iod3hpiod3hjpdjhdp3

  2. victor

    ” new chrono triger” ja tem pra ds XD
    o que virava remake era magic sword da capcom para snes … XD

    ou se naum sparkster um classico da konami … XD

    a o qu mereçe remake é blackthorne da blizzard … muito fodaa …

  3. Sim, eu sei, mas eu tava falando de um jogo além de ter gráficos mais “upados”, uma história e fases totalmente inéditas como foi o caso do NSMB. Não um remake propriamente dito com alguns extrinhas aí. =)

  4. Luiz [Digimon Kaiser]

    Boas idéias: New Donkey Kong Country e um remake de Blackthorne.

  5. Gustavo

    Nossa…. Dino Crisis é D+….. muito bom se tivesse um remake pros consoles Next-Gen.

  6. gray fox

    a tem turok nos dias de hj … XD

    a virava ter remake de nosferatu ….

  7. Anônimo

    dinos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s