Nada de chip Cell no Playstation 4

Nada de chip cell no PS4. Como assim?

Quando vai lançar? O que vai fazer? Quais os jogos que estão sendo feitos?

É eu sei que todo mundo gostaria de ter essas respostas, mas até que as coisas fiquem as claras, precsamos de alguns boatos nebulosos não? Pois é, o jornalista japonês Hiroshige Goto que se especializou em tecnologia, publicou um artigo descrevendo alguns dos planos para o Playstation 4. Planos esses que ele diz obter da própria Sony.

De acordo com Goto, a Soony tinha planos de evoluir o chip Cell ou ainda fazer algo semelhante a plataforma Larrabe da Intel, contudo em algum momento a Sony teria desistido de seguir o caminho do Cell. Possivelmente o motivo desta decisão seja o alto investimento que o Cell representa.

Quanto a plataforma Larrabee o motivo é outro. A Intell cancelou o projeto e resolveu focar-se em outras coisas menos caras, isso mesmo, a crise econômica atingiu dois países em especial: os EUA e o Japão, logo ninguém desses dois países vai ficar esbanjando dinheiro com tecnologias conceiuais.

Contudo o Cell foi abandonado por outras razões além da falta de grana. Segundo o jornalista, a Sony teria perguntado as produtoras o que elas achariam de um PS4 com a tecnologia Cell, mas as produtoras teriam amarrado a cara devido as dificuldades encontradas por eles para programar jogos para o PS3. Devem ter pensado “já é infernal trabalhar para o PS3, imagina com o PS4 usando o mesmo tipo de tecnologia?”.

Ainda segundo o artigo, a Sony, IBM e Toshiba reconheceram estes problemas dos programadores e tinham em mente uma idéia para solucioná-los. Basicamente seria a construção de algo a que chamavam de SPU2, e que seria uma nova versão dos actuais SPUs mas eliminando os 256Kb de memória local, a qual passaria a fazer parte de uma memória local da mesma forma que uma memória cache semelhante à de qualquer CPU de PC.

De acordo com as fontes de Hiroshige Goto, a Sony pensou seriamente nesta opção,contudo a empresaestaria de olho em algo inovador e diferente como uma laca multicore parecida com o que se  faz para os PCs. Até o momento não há informações sobre mais detalhes.

O jornalista comentou também que tanto a Sony como a Microsoft e a Nintendo estão já a procurar possíveis soluções de hardware para as suas futuras consolas, e que é provável que vejamos a nova geração em 2012.

Enquanto não lança que tal ver alguns fakes dessa poderosa máquina?

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Games, tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s