“Final Fantasy XIII é o pior jogo da série”

A Famitsu adorou, os japoneses não...

Pois é tudo estava indo bem para a Square Enix: seu novíssimo Final Fantasy XIII vendeu horrores em sua terra natal, ganhou um 39/40 da Famitsu e os lucros estavam bem altos. Até que alguém resolveu colocar em xeque a credibilidade da Famitsu…

A revista de videogames líder em vendas no Japão foi acusada por várias frentes, acusada de vender suas notas às produtoras dos jogos. Leia-se que alguém começou a desconfiar de que a Square teria pago alguma boa grana para os editores darem uma nota digna de FF.

E visto que a revista deu mais nota 40/40 nesses dois anos do que em toda a sua história, as pessoas começavam a se perguntar se a revista estava sendo generosa demais ou se a grana recebida por ela era generosa demais.

Bom, já dá pra imaginar o resultado disso: os japoneses já não confiam na revista na hora de escolher um jogo. O mesmo fenômeno aconteceu com o site da Amazon em que os reviews negativos dos internautas eram deletados sumariamente.  Tá e daí?

Bom, os fãs de FF se sentiram enganados pela Famitsu e por isso botaram a boca no trombone em algum site gamístico do Japão. Lá eles malharam bastante o novo jogo da Square. Agora pensem no seguinte: se eles estiverem corretos Final Fantasy XIII deve ser bem ruim…

Abaixo algumas críticas dos nipônicos:


“Honestamente, esse é o pior jogo da série Final Fantasy que eu já joguei! Tudo relacionado a ele é ruim”

“Isso não é um jogo, é um filme em CG com Partes de RPG como Mini-game! A história e os mapas são completamente lineares! O jogador obtém muito pouca divergência em como evoluir os personagens! Eu simplesmente não consigo reconhecer este jogo como um RPG. Você não tem a sensação de que esta jogando um jogo, e sim, sendo apresentado a filmes em CG um atrás do outro!”

“Os personagens são genéricos, não me cativaram, e os apelos “cute” das personagens femininas me irritaram profundamente. Para os fãs de Final Fantasy: Este jogo não é mais um Final Fantasy”

“Os valores de produção deste jogo são bem altos, mas como Final Fantasy XII tem seus altos e baixos. Em último caso, eu acho que esse jogo não pode ser recomendado para a maior parte das pessoas.”

“Fãs da série procuraram personagens carismáticos, e uma história cativante. Porém neste jogo eu não achei nenhum dos dois. Porém isso deve variar de pessoa a pessoa.”

“O jogo simplesmente repete esta rotina durante sua duração inteira: “Filmes, Dungeon, Filmes, Dungeon, Filmes, Dungeon…” Não tem nenhum tipo de variação! O jogo tem quests opcionais em sua segunda metade, porém chegar até lá demora muito! Se você não gostar da história é problemático chegar na segunda metade do jogo

“Honestamente, isso foi uma grande decepção, eu não consigo recomendar esse jogo para fãs de RPG”

“O jogo é completamente linear até mais ou menos umas 20 horas de jogo”

“O jogo quase não tem nenhuma cidade para se explorar”

“Seu grupo sempre será fixo, o jogo basicamente repete o ciclo: Filme-Batalha-Filme-Batalha-Filme-Batalha de novo, de novo e de novo…”

“Você não pode fugir de batalhas (Muito menos desviar delas, já que os monstros imediatamente irão te ver, sim, isso inclui os mais fracos também)”

“A melhor tática que você pode fazer no jogo é ATACAR, ATACAR e…ATACAR. O jogo basicamente não necessita nenhuma habilidade ou tática por parte do jogador.”

“As transformações dos summons são uma piada”

“A história é horrivél”

“O jogo simplesmente não tem lojas, para o jogador comprar algo ele terá que ir a um save point e acessar a rede “online” do jogo e comprar o que deseja. Porém isso simplesmente não importa já que jogador raramente irá ganhar algum dinheiro.”

“A tela de Stats do jogo não dá nenhuma informação útil ao jogador, só informações que ele já sabe”

“O jogo não tem nível (ou seja, lvl1, lvl2, lvl3…)”

O que eu tenho a dizer? Bem… aposto que teve uma porção de gente que se divertiu bastante jogando FFXIII, vocês sabem que nada pode agradar a todos, mas ainda não posso dizer se esses japoneses daí de cima estão chorando de barriga cheia, então é bom ouvir todas as opiniões.

Para todos os efeitos este é um dos posts mais engraçados deste blog.

Anúncios

42 Comentários

Arquivado em Games, Notícias, Reviews

42 Respostas para ““Final Fantasy XIII é o pior jogo da série”

  1. victor

    lol

    sem palavras … XD

  2. Luiz [Digimon Kaiser]

    sem palavras …(2x)

  3. thiago

    pirei

  4. osmarmachado

    Pegadinha do Malandro! sem dúvida

  5. victor

    pode qu seja verdade analisamos os fatos tetsuya nomura perdeu a criatividade e faz um mais do mesmo bem fdp … XD

    ou pode ser pegadinha … mas tpo 10 sites diferentes e conceituados … alegam que o game é maravilindo …

    mas em confiar na boca do povo ou nos criticos …bem jogar para ve …

  6. victor

    sera que o FF da vez é Crystal Barrier para Wii?

  7. Luiz [Digimon Kaiser]

    Eu imagino que as pessoas citaram isso sem nem sequer jogarem direito…

  8. Samuel

    VOLTA HIRONOBO T.T

  9. Sem dúvidas, quem esta opinando ai jogou, ate mesmo porque alguns citam que o jogo só começa a melhorar depois de 20 horas e tal. Realmente acho que a quantidade de cenas de CG estão em uma grande quantidade e nos vídeo que tive a oportunidade de assistir, percebi que eles deram uma grande ênfase as batalhas (ta parecendo Devil My Cry :)).
    Porém, preciso jogar para a tirar minhas próprias conclusões.

  10. kadechi

    eu joguei e vi o que os comentarios dizem ai em cima, mas nem tudo é trevas, FFXIII em termos graficos realmente lindo mas em questao de jogabilidade jah teve melhores!!

  11. Al Bhed [Kah]

    Tenho quase que total confiança de que esses comentários são verdadeiros, se levarmos em conta os últimos jogos da Square. Acredito que Final Fantasy ainda era alguma coisa enquanto Hinorobu Sakaguchi estava presente. Nem Nobuo Uematsu está mais com a produtora! Desconheço Final Fantasy XI, mas joguei Final Fantasy XII e esperava por uma obra tão cativante quanto Final Fantasy X, mas fiquei decepcionada… Os gráficos realmente são belissímos e realmente a jogabilidade é inovadora e muito interessante, porém, com a introdução dos gambits o jogo se torna massante, cheguei a dormir enquanto os personagens matavam os monstros… A história pode até ser interessante, mas não cativa… Em momento algum me senti ligada às personagens… A trilha sonora também não atrai…
    Então considerando o que foi Final Fantasy XII, eu já nem dou valor para suas sequências, afinal, eu já sei o que esperar…
    Querem mais um exemplo? Vide Final Fantasy X-2, que denegriu a imagem de Final Fantasy X.

  12. victor

    o sistem a de batlha é lindo naum vem naum , o unico problema que ele é linear demais …

    nota 8,9 na IGN , 39 na famitsu ,8,5 no gamespot

    o jogo é muito bem construido tem um enrredo bom , personagens bem feitos e a jogabilidade é boa só que ele é 65 horas de jogo de um unico trajeto …

  13. Pode crer. To jogando esse ff XIII. Os cenários são mega simples e lineares. o grafico das personagens é excelente mas eu quero um jogo pra jogar, não pra ficar olhando (que é o que mais se faz pelo tanto de Cg’s.

    Eles NÃO estão chorando de barriga cheia não. O jogo deixa muuuuuito a desejar. Mas vou me esforçar pra zerar ele (nem precisa ser 100% não. só msm terminar a história principal (se é que tem alguma secundária)

  14. Igo

    Poxa, isso desanima, qualquer fã de FF…mas terei que jogar para poder dizer algo

  15. victor

    mano d boa sou contra esse post …terminei ff XIII e digo que passa de longe deste titulo e oia que eu trampo no blog XD XD

  16. È o pior de todos os Final Fantasy, sem cidades para explorar ou shops para comprar. O sistema de batalha é horrível, é só atacar e atacar sem nenhuma estratégia. Decepçao total !!!! Estou jogando O Final fantasy VIII de novo, pois na minha opinião o VII, VIII e o IX são os melhores F F. Daí pra frente são paia !!!

  17. snow

    larga mão meu o sismtema de batalha é otimo e como assim naum possui estrategia vai atacar sem usar os synergyst ou saboteur , vc ainda naum chegou no gran pulse quando voce chegar vc vai o que é exploração tudo em o game naum aborda muito bem isso devido ao propio enrredo ser adaptado para o cenario , sem cidades … a mano o mundo ta sendo destruido os personagem só fogem … e vc ainda que ir na cidade…

    FFXIII passa longe de ser o pior naum é o melhor o melhor continua sendo o II mais mano falar que é ruim….e como assim naum tem shop vc ja foi no save point tem um shop lá sim …
    FFXIII é outro universo para serie assim como todo jogo inova em um dia FF também tomou novos horizontes com um sistema de batalha mais dinamico e estrategico ( axo que vc jogu nem 10 horas de jogo pra falar que naum é estrategico… ) um enrredo otimo ( um dos melhores sem muitos cliches como heroi de cabelo loiro e vilão de cabelo cinza…) e personagens cativantes digno da assanatura de tetsuya nomura

    bem vc s´po deve gostar de geração PSX devido ter iniciado a jogar apartir desta geração pois para quem começou a jogar desde o famicon 8 bit ( como eu ) a sua decima 13 versão é algo extramamente novo e totalmente do que vimos em demais versões XIII inovou o RPG por turno e a jogabilidade é otima …
    este mesmo blog fez num review razoavelmente bom e concordo com quase tudo que esta ai
    e outra se FF é um game ruim como ele tira nota 39 na famitsu aposto que vc duvida da a critica dos caras mais a critica japonesa sae mais que a desgraça americana …

    ta ai o link do review XD
    https://revistagames.wordpress.com/2010/03/16/hands-on-especial-final-fantasy-xiii/

  18. Gerson

    NÃO COMPREM ESSE JOGO, NÃO VALE A PENA.

    extremamente decepcionado com esse jogo.
    comprei achando aprimoria um pouco em relação ao final fantasy 12.
    mas que decepcionante, o sistema de battle que começei a gostar do ff12, foi muito reformulado.
    praticamente ficar apertando 1 botão de auto-batle o jogo inteiro.
    e umas variações nos bosses trocando a formação.
    ( não é tão ruim, mas horrivel em comparação do ff12)

    o pior de tudo como disseram ai, é a linearidade do mapa.
    vc praticamente passa o jogo todo indo só numa direção
    pra depois ficar com 5-10 minutos de CG( parece novela e mtas vezes sem nexo)
    joguei mtas vezes de madruga, e sinceramente.
    cheguei a dormir assistindo essas CGs.

    a qualidade do gráfico é a unica coisa que salva.( mas precisa ser de ps2 em tela FULLHD , pois no x-box a qualidade tá Low Hd, e faz uma diferença significativa)

  19. Gerson

    ops, erro nas ultimas linhas que dize ps3, não ps2.

  20. felipe

    pior rpg que já joguei, só terminei ele por que já tinha comprado o jogo, o JOGO INTEIRO SE RESUME a dugeon e filminho cg, horrível péssimo lixo lixo, pra quem quiser um bom rpg nesta gen tem tales of vesperia, eternal sonatal, lost oddysey, blue dragon, mais passe longe desse…

    nem se compara com o VI, VII, VII, IX e até X

  21. Anônimo

    poxa comprei esse jogo achando que ia valer a pena…
    MAIS EH UMA PORCARIA…
    achei q ia ser que nem o FF12 mais aprimorado mais eles mudaram totalmente o rumo do jogo!!
    linearidade total do começo ao QUASE FIM…
    voce soh precisa clicar no auto battle pra vencer a batalha…
    o hp enche apos a batalha e agora shopping online que voce nem vai precisar usar….
    soh os graficos ficaram bons mais acho q a square enix tava afim de fazer um filme em rpg soh pra mostrar isso pois o modo RPG ta muitu mau trabalhado…
    ridiculo nem inventem de compra essa porcaria

  22. Kokoro

    Sou um grande fan da serie mas o FFXIII realmente me decepcionou

  23. Anônimo

    acontece que esse jogo nao foi dado como e rpg e sim como jogo de acao

  24. Se esses comentarios forem verdadeiros o jogo é um lixo comparado ao FFxii. =/
    Decepcionado(se for verdade claro mas vou comprovar eu mesmo)

  25. gustavo

    em algumas coisas ate que estao certos afinal ja joguei final fantasy melhores.

  26. Fabio

    É um jogo do caralho… não consigo parar de jogar… jogabilidade perfeita, história envolvente, imagens e cgs de tirar o folego…. Fantástico!!!

  27. Sergio

    Hein Fabio. Parece que você jogou pouco nesta vida, e viu poucos filmes, não é?

    Se realmente já jogou todos os Final Fantasy, diria que este 13 tem uma historia batida, para crianças (ou pelo menos ingênuas) e principalmente para aqueles que tem pouco cultura e visão na vida.

  28. Anônimo

    nao é tao ruim…porem e uma porcaria comparado com o VIII da serie.

  29. Mano nada se compara ao FFX, me decepcionei memso com esse FFXIII ruim demais, sou um fã do Final Fantasy acompanho des das antigas e nenhum FF nunca foi tão ruim ele consegue ser pior que o FFX-2 pra você ver.

  30. ”Final Fantasy X-2 (PS2) e Final Fantasy XII: Revenant Wings (DS), Motomu Toriyama, retorna como diretor deste jogo.” Entendi por que o jogo é ruim o mesmo diretor, isso explica. Eu ainda ahco que deveria fazer um remake de Chrono Trigger SEM MAIS seria ÉPICO DEMAIS^^

  31. FFXIIIsugacaralhos

    Esse jogo é um lixo mesmo, merece.

  32. Vitor Santos

    Eu gostei do jogo, achei um bom jogo. Acredito que o maior problema dele é fazer parte de uma série tão boa quanto Final Fantasy, fora isso o jogo é ótimo.
    Eu achei a história regular, porém melhor que a do VIII (que era muuuito mal contada e sem personagens decisivos). Pra mim é mais ou menos assim: Final Fantasy XIII tem os melhores gráficos da série, um sistema de batalha interessante porém falho e um enredo que fica na média.
    Tipo, não adianta jogar achando que você vai jogar um game com personagens tão carismáticos quanto os de Persona 4, um enredo tão bom quanto o de Devil Survivor, um sistema de batalha tão divertido quanto o de Final Fantasy VII (simples, porém perfeito) ou uma trilha sonora ao nível de Kingdom Hearts II, porque essas coisas você DEFINITIVAMENTE não vai encontrar.
    Vish, ficou grande xD
    Tchauzin

  33. ariel

    Eu apesar do tempo de lancamento desse game, devo dizer que é seguramente o PIOR game FF de todos os tempos!!! Nada pra fazer, nada pra buscar, nada que chame a antencao das pessoas…e depois de 20 horas de game continua a msma coisa, so que agora estaremos em um lugar redondo, dando a impressao de liberdade, mas nda disso…é so mais uma ilusao, muito chato mesmo…tudo automatico…passem longe disso, alias se for de graça pegem o game, ne! De graça rola caso contrario NAO joguem essa bomba! Eu mesmo dormi enquanto jogava, nunca vi isso acontecer…mas…so uma dica ne…esse jogo fede.

  34. Roger

    Por ter jogado todos os jogos anteriores, “caí na asneira” de comprar o game e, acreditem, nunca me arrependi tanto de algo. Este, sem dúvida alguma, É O PIOR GAME DA SÉRIE! Juro que não consegui zerar de tão ruim que é o jogo (obviamente não pela dificuldade). Vale lembrar que resisti por um bom tempo (perdido) com a idéia mágica… “Calma… vai melhorar…”
    Certamente os depoimentos dos nossos amigos nipônicos representam a minha opinião. O jogo é um verdadeiro lixo! A Square está conseguindo destruir a sua maior franquia…

  35. Galera, comparando com a dinâmica de jogabilidade com Final Fantasy VIII e X, que sem sobra de dúvidas foram excepcionais. Mas depois do XI nenhum, DIGO NENHUM JOGO DA SÉRIE foi cativante em termos de jogabilidade e história de personagens. A Square tentou inovar, visual, imagens tudo ok, mas jogabilide ficou um lixo, personagens em batalha somente 01 ataca e os outros ficam na defensiva e sei lá o que! Vc não pode usar outros personagens livremente como nas versões VIII e X (MELHORES). Square pelo amor de sues fans. Concertem suas visões. melhorem mas permitam jogar e viver os cenários.

  36. Galera, comparando com a dinâmica de jogabilidade com Final Fantasy VIII e X, que sem sobra de dúvidas foram excepcionais. Mas depois do XI nenhum, DIGO NENHUM JOGO DA SÉRIE foi cativante em termos de jogabilidade e história de personagens. A Square tentou inovar, visual, imagens tudo ok, mas jogabilide ficou um lixo, personagens em batalha somente 01 ataca e os outros ficam na defensiva e sei lá o que! Vc não pode usar outros personagens livremente como nas versões VIII e X (MELHORES). Square pelo amor de sues fans. Concertem suas visões. melhorem mas permitam jogar e viver os cenários.

  37. Alexandre Augusto

    Eu joguei o jogo, até a segunda parte, esse FF da nojo, a principal não tem carisma, os summons voce nao os derrota, você os “impreciona” e é muito linear, a graça do FF é voce explorar o mundo todo, tipo dane-se a main quest quero ir nas caves e treinar, nesse não você fica preso em andar numa linha reta, você não pode explorar nada do jogo. Na minha opnião de quem já jogou esse é o pior FF de todos,

  38. Nilmar

    Eu, ao contrário da maioria, achei o jogo muito bom, principalmente por seu enredo e mitologia (que na minha humilde opinião fica na média da franquia), seu único pecado foi justamente ter sido um jogo da série FF, pois garanto que se ele tivesse sido lançado como um novo game de uma nova franquia tipo “Fabula Nova Chrystalis”, garanto que teria feito um sucesso estrondoso entre os jogadores a ponto de surgirem comparações com a própria série FF (algo como ocorreu com Vagrant Story em 2000);
    Sobre sua linearidade, eu não “vi” ou “senti” diferença alguma entre ele e os FFs da era PSX em diante (com exceção do FFXII), afinal o que dava pra fazer em FFVII até metade do segundo CD (algo em torno de 20 à 25 horas de jogo) senão seguir os passos de Sephiroth (ou seja, o enredo)?!! Tudo bem, tinham cidades opcionas para explorar, porém não apresentavam nada de irrelevante à história enquanto não chegasse o momento certo de realmente visitá-las!!! O mesmo ocorre com FFVIII até a metade de seu 2°CD e FFIX até seu 3°, tipo o fato de ter um mapa mundi para navegar (caminhar), mascára e muito a linearidade dos antigos games, até mesmo dos mais antigos da era NES e SNES, pois em FFI e II você podia até ir pra qualquer lugar, mas tinham aquelas famosas “dead zones” onde se você pisasse qualquer monstro te mataria (e pra mim isso já é uma forma de fazer o jogador entrar na linha e seguir conforme o enredo manda, apartir do FFIII ao VI um novo artifício surgiu para disfarçar ainda mais a linearidade dos jogos, que foi o fato de surgirem eventos ou “catastrofes” de forma que os personagens acabavam se separando ou “jogados” de um extremo ao outro no mapa, de forma que fazia o jogador pensar que exploraria uma nova área, mas que na verdade visitava uma ou duas cidades (somente para entrar em um INN, ver um flashback de um personagem ou comprar itens) para “obrigatóriamente” seguir o enredo novamente!!! Isso só foi notado quando finalmente o mapa mundi foi retirado em FFX (motivo que levou os fãs da série à loucura), exceto aqueles que já sabiam desse truque, o fato é que NENHUM JRPG FOGE DA LINEARIDADE, pois é exatamente ela que dá a característica pricipal à um JRPG, o desenvolvimento do enredo;
    Acontece que quando uma série (ou nome) se torna muito grande, ela acaba se tornando refém dela mesma (principalmente quando esta alcança muito sucesso com um determinado lançamento ou feito), e, isso é natural, pois há muita expectativa no que será produzido adiante, o que também gera MUITA cobrança!!!
    In dependente do gênero isso acontece com várias séries de games, filmes, tele-seriados, livros, músicos, esportistas e etc….
    Afinal, quem não espera um novo “Silent Hill” de nível como foi SH2, ou quem não esperou que George Lucas lançasse um Star Wars do mesmo nível de “O Império Contra-Ataca”, ou que Michael Jackson superasse as vendas de “Thriller”?!! O mesmo ocorre com Final Fantasy, onde todos esperam que a Square lance algo com o mesmo estrondo que foi FFVII, fato impossível, pois todos os exemplos que citei contaram não só com o fator competência, mas sim com o fator sorte, sorte em terem sido lançados nas épocas “certas”, sorte em terem feito o marketing necessário para que essas obras fossem aclamadas pelo público, e, principalmente sorte em não terem a pressão de cumprirem exigências, o que de fato implicaria na criatividade e espontaneidade de seus criadores……
    Bom é só isso que eu penso sobre a série, pois de fato FINAL FANTASY XIII É UM ÓTIMO JOGO!!!…..

  39. Gerson fernandes

    A trilha sonora de final fantasy 12 nao e ruin. Veja bem tem gente que um jogo de ff12 e 13 e fica como um idiota se perguntando “qual e o melhor?”minha resposta:MAIS E CLARO QUE FF12 EO MELHOR!!! A hístoria as sidquest,trilhasonora,graficos,sumons opicionais e obrigatorias
    Algunha ate fazendõ nõs lenbra vilhoes anteriore e ate mesmo liberdade voce pode volta nas cidades quando quizer
    porque sempre tera coisas novas pr comprar ! Ff 12 NAO E RUIM ! O Ruin e final fantasy 13 e x-2 quem gosta de ff 13 e porque nao jogou muitos jogos mas… Se vc gosta de filmes porque vc nao compra um dvd ou computador para assistir hein? Ps3 nao e para assirtir e sim para jogar!

  40. Cristiano Lopes

    Concordo plenamente, eu só joguei um pouco e ví que era um lixo, não chega nem aos pés de final fantasy 10, eu parei de jogar bem no inicio, mas não porque é difícil e sim porque é ruim mesmo, parece que o final fantasy 15 vai ser uma derrota também.

  41. Cristiano Lopes

    joguei meu dinheiro fora com esse jogo, tá parecendo um gta.

  42. Anônimo

    Comecei o FF 13-2…Como é ruim tambem! Umas lutas idiotas, que nada tem a ver com o mundo FF! Ao menos voce pode andar mais livremente. Porem o sistema de quests, chega a doer de tao simplorio; é como pedir a alguem pra fecha ra porta, ela está aberta feche a porta. FIM, Sucess…É mais uma vez horrível! E o sistema de viajar no tempo, é de uma confusao que nem o escritor do roteiro deve saber o que acontece ali…anda triste essa franquia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s