Games que mereçem Remake: Out of This World

 
Quem lembra de “Out of this World”?

Como sou um cara que cumpre as promessas que faz, não me resta óutra alternativa senão transformar um certo post em uma sessão aqui do blog. Para aqueles que não se lembram eu havia prometido que se este post alcançasse um certo número de visitas que o tornassem bem sucedido começaria então a escrever sobre games bacanas o bastante que envelheceram com o tempo e que por isso mereciam um remake. Ao contrário da sessão “Retrô”, nesta aqui além de relembrar os clássicos também faremos algumas conjecturas de como um remake poderia ser feito.

O game que inaugura esta sessão é um clássico de PC. Seu nome é Out of This World, também conhecido como Another World. O jogo é de 1991 e colocava o jogador na pele de Lester Knight, um cientista que tem um de seus experiments fracassados e por causa dele vai parar num planeta alienígena. A missão de Lester é sair vivo do planete e para isso conta com a ajuda de um alienígena de lá. O game não apresenta linhas de texto, possibilitando ao jogador entender o que ocorre devido as cut-scenes do jogo que mostram as feições do personagem principal de modo brilhante.

 

Os gráficos do jogo não são lá uma beleza, tendo em vista que o Mega Drive tinha um poder muito maior, mas não chega a desapontar, sabe porque? Bom, o motivo é que muitas cut-scenes usa ao chamado falso 3D, é um 2D utilizando câmeras que dão a impressão de três dimensões. Na parte da jogabilidade, confesso que o jogo desaponta, pois são apenas dois botões de ação (um para correr e outro para executar as ações que o cenário exigir). Mas ainda assim o jogo não é destruído por seus controles.

A parte sonora do game é um de seus pontos altos, pois o som que se ouve é o som do silêncio. Isso se deve pelo fato das limitações da época, mas os criadores deram uma boa miguézada ao utilizar sons de suspense só quando necessário, criando assim uma atmosfera de suspense em muitos momentos. Algo bem interessante.

Esses dias eu estava jogando Heart of Darkness e comentei com meu irmão que havia um jogo semelhante no Mega Drive, agora pesquisando, qual não foi a surpresa ao descobrir que Out of this World foi desenvolvido pela mesma equipe que anos depois trabalharia em Heart of Darkness. Outro detalhe é que dois dos maiores criadores desta geração (Hideo Kojima e Fumito Ueda) destacaram Out of this World como grandes inspirações. Prometo portanto que falarei também sobre Heart of Darkness. Mas por hora vamos fazer um remake de OftW.

Caras como Fumito Ueda gostaram bastante de Out of this World

Num remake desse jogo, os gráficos teriam de ser revolucionários. Nada exagerado, mas penso em um gráfico semelhante a New Super Mario Bros. Acho que seria o ideal. Na parte sonora, imagino que não há algo muito complexo a ser incrementado, uma vez que o jogo destacava-se pelo seu silêncio, mas quem sabe alguns sons guturais produzidos pelo mestre Akira Yamaoka (Silent Hill), faça um grande trabalho aqui. O ambiente, já disse seria 2D mesmo, afinal ninguém vai querer estragar um jogo como esse fazendo-o tornar-se 3D.

Na parte da ação, digamos que eu considero que o jogo fica extremamente parado durante muito tempo, esse tempo que me refiro são as partes sem quebra cabeça e sem inimigos para enfrentar. Quem sabe aumentar um pouco a ação faça o game tornar-se mais acessível para as massas acostumadas a games de matar (como uns chatos aí que detestaram Lumines). Nada de ação do tipo God of War ou mesmo Super Mario World, não, me refiro a alguma coisa do tipo ter de correr dos inimigos para chegar a um local seguro, pular por cima de obstáculos e por aí vai. Nada exagero compreende? Não queremos um jogo das olimpíadas.

O personagem naturalmente precisaria de uma cirurgia plástica, ganhar novos traços, mantendo a forma esquelética naturalmente, o esquema é deixar ele mais realista. Os inimigos também podiam ganhar formas mais sombrias e parrudas, só para expulsar de vez a pivetaiada que tem medo de coisas mais grotescas. Tipo, os inimigos de Kingdom Hearts eram bobinhos, mas os de Patapon tinham traços sombrios, logo era só juntar os traços dos inimigos em Patapon e as cores dos Heartles e pronto, nasceriam inimigos sinistros.

Algumas cenas de Out of this World podem dar calafrios em crianças.

A interação com o alienígena, podia ser mais dinâmica, quem sabe um modo multiplayer caísse bem com seu amigo controlando o alien e você o humano? E a comunicação deles podia usar voz sim, pensei em implementar algumas linhas de texto para ambos se falarem, mas algo um pouco mais radical acho que funcionaria. Se bem que já disseram outrora que os aliens e os humanos não falam a mesma língua, mas que se dane, se é pra inovar vamos inovar.

E já que o jogo seria totalmente refeito, bem que ele poderia conter elementos que estavam presentes nos games de seus (digamos) predecessores, como cenas em CG, armas explosivas, entre outras coisas. Bom, é uma idéia…

Anúncios

7 Comentários

Arquivado em Games

7 Respostas para “Games que mereçem Remake: Out of This World

  1. Luiz [Digimon Kaiser]

    Out of this World ganhou anos atrás uma versão para GBA, mas não era oficial.

  2. victor

    eu lembro a versão de gba é oficial sim só que ela naum foi comercializada vc ia no site e baixava e grAVAVA DE ALGUMA FORMA NUM CARTUCHO …

    BEM JA A MATERIA …VC SÓ DEVE TER JOGADO O DE MEGA TPO SNES ERA BEM MELHOR ERA VERDÃO QUE NEM A DO PC …TPO A DE MEGA TEM PARTES DIFERENTES .DIGO POR EXPERIENCIA PROPIA JA TERMINEI O DE SNES…

    ^^

    mais que seja é um excelente jogo e musica de menu principal é muito foda… o tpo um jogo pareciado com este ai é flashback quero v se vc lembra XD flashback é um jogo parecido só que se passa numa mata e tinha uns bicho estranho como inimigo XD

  3. Kaiser

    O que te faz pensar que eu só joguei a versão de Mega? Se é pelas imagens, todas foram do Google. Quanto a Flashback, bem eu não o joguei ainda, mas pesquisando sobre Out of this World eu li sobre ele e Heart of the Alien. Baixarei a ambos.

  4. victor

    talvez o fato de que vc nem mencionar a versão de snes …

  5. Luiz [Digimon Kaiser]

    se fosse listar as plataformas que eu deixo de mencionar em cada post… daria pra fazer um blog alternativo.

  6. Pingback: Retrô: Heart of Darkness « RevistaGames

  7. danilo

    Esse jogo sem duvidas e um dos melhores que eu ja joguei, out of this world,merece esta em destaque,porque para a sua epoca ele foi muito bem criado,com esse excelente roteiro uma historia incrivel,merecedora de oscar.o produtor desse jogo,para a alegria de muitos poderia lança um novo jogo para o nintendo wii,com um grafico em 3d,mais suspense,e quebra cabeça. Um jogo deste em um wii,com uma nova versao,conserteza vai gerar um publico de milhoes de jogadores,que se apaixonarao por Out of this world.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s