Veja como foi o mês de Março!

Março marcou o lançamento de GoW 3, e agora todos podem voltar ao normal...

O mês de Março foi um mês chave este ano para nossa “indústria vital”, afinal tivemos o lançamento do que muitos chamam de maior jogo do Playstation 3. God of War 3 foi hypado, lançado e vendido. Não necessariamente nessa ordem. Mas o fato é que sem surpresa alguma o jogo de Kratos estaria liderando o ranking de vendas do mês.

Outra coisa que torna o mês de março muito importante foi que Final fantasy XIII deu as caras em seu início, pelo menos no mercado americano. Logo esta foi a chance de conferir como está o embate Sony x Microsoft. Sendo assim vou mostrar a lista primeiro e depois faço minhas considerações, ok?

.

.

Vendas Hardware

  1. DS – 700,800
  2. Wii – 557,500
  3. 360 – 338,400
  4. PS3 – 313,900
  5. PSP – 119,900
  6. PS2 – 118,300

.
.

Vendas Software

  1. God Of War III – 1,100,000
  2. Pokémon SoulSilver – 1,020,000
  3. Final Fantasy XIII (PS3) – 828,200
  4. Battlefield: Bad Company 2 (X360)- 825,500
  5. Pokémon HeartGold – 761,200
  6. Final Fantasy XIII (X360) – 493,900
  7. New Super Mario Bros. Wii – 457,400
  8. Battlefield: Bad Company 2 (PS3) – 451,200
  9. Wii Fit Plus – 429,600
  10. MLB 10: The Show – 349,200

.
.

Vendas de Hardware. Pois é por mais incrível que pareça a Nintendo ainda dá as cartas. Seus dois videogames lideram o ranking sem cerimônia, e atente que Março não guardou nenhum lançamento radical para os dois consoles, mas como diz o provérbio “asteie a bandeira e ninguém se atreverá a tirá-la”, ou algo semelhante. Agora a disputa Sony e Microsoft, bom dá para ver que a Sony teve um mês espetacular e se aproximou muito do Xbox nesse mês, mas antes que alguém venha e diga que o jogo está virando eu tenho de dizer que as coisas não são bem assim.

Quer dizer a Sony com o mega-alardeado GoW, queridinho entre 10 de 10 jogadores hardcore no mundo, não foi capaz de fazer a plataforma ultrapassar o Xbox em um mês muito fraco da concorrência. Algo para se preocupar? Penso que sim, pois a lógica me diz que se com um mês forte tudo que se consegue é chegar perto, imagina num mês fraco e sem grandes lançamentos? Imagina se o mês fraco da Sony coincidir com Halo: Reach??? O jogo não está virando tanto assim. E já digo e repito (porque os leitores mais novos não se informam), não tenho preferência por nenhuma plataforma, ou pelo menos não o ismo, mas debato os fatos, e os fatos estão aí.

Mas se por essa ótica as coisas não parecem muito boas para a Sony, por outro as coisas podem ser muito boas mesmo. Afinal, imaginem se a tendência da plataforma for essa de crescimento? Se a cada mês a plataforma vender um pouco mais que no mês anterior, e as vendas das concorrentes se estagnarem ou caírem: bom, então o jogo poderá virar e poucos terão percebido à tempo.

Os executivos da Sony pelo menos acreditam nisso. Patrick Seybold, diretor de comunicações corporativas na Sony Computer Entertainment America, falou sobre os dados da NPD para o mês de Março:

“Não é surpresa nenhuma, a procura permaneceu incrivelmente alta”, disse o executivo que ainda comentou o sucesso de Kratos. “O grande apetite por conteúdo e experiências de jogo PS3 nunca foi tão forte enquanto continuamos a apresentar grandes jogos como God of War III que foi o jogo mais vendido em Março com mais de 1.1 milhões de unidades vendidas em menos de três semanas.”

Vendas de software. GoW no topo não é notícia é constatação do óbvio. Então vamos pular para o segundo colocado que é Pokémon (que aliás também está em 5º lugar). Quer dizer, os monstrinhos estão aí a décadas e parecem nunca sair de moda, digo que a Nintendo ainda vai fazer alguma coisa que nos permita usar os Pokémons na vida real, pelo menos público pra isso tem. Já FFXIII vendeu mais que o dobro no PS3 do que no X360, provando que o que é do Japão combina mais com o que é japonês, mas fiquem tranquilos, pois a tendência é que mais jogos da série tornen-se mltiplataforma, além do mais as vendas no Xbox 360 ajudaram a abater um pouco os custos de criação (atente que os números no PS3 são apenas do mercado ocidental, já que na tabela as vendas da versão japonesa são inválidas, pois lá o jogo é exclusivo). Quanto aos outros jogos temos ali Wiifit e New Super Mario Bros. Wii que praticamente vão ficar na lista até o ano que vem (quer apostar?). Já os outros jogos, bom estão ali por mero acaso.

Finalizo com uma pergunta: minha nossa o que está acontecendo com o PSP hein? Façam mais alguns Monster Hunter que as coisas melhoram, ou tirem o sapo enterrado nos terrenos da Sony, pois o negócio está feio. O DS massacrou.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Games, Notícias

Uma resposta para “Veja como foi o mês de Março!

  1. Pingback: Tweets that mention Veja como foi o mês de Março! « RevistaGames -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s