Dôssie: Parasite Eve I e II

PE: sensação de duas gerações atrás!

Após muito tempo sem postar nada nosso blog finalmente volta depois de alguns problemas técnicos.

Peço desculpas por deixar o blog acumulando teias de aranha, o ultimo post foi de dois meses atrás, mas agora voltamos com algo inédito.

Um dossiê de um dos melhores jogos de Playstation 1 já feito na historia o console um jogo que mistura elementos de suvivor horror junto a uma mecânica bem rpgista seu nome. Parasite Eve I e II

.

.

Parasite Eve:

O começo de uma saga...

Lançado em 1998 pela Squaresoft o game leva assinaturas de algumas lendas que passaram pela produtora  , lendas como Hironobu Sakaguchi criador da serie Final Fantasy e Tetsuya Nomura responsável pelos maiores clichês passados pela serie Final Fantasy.


A História:

Pergunta tosca do dia: Porque o game não poderia s chamar Parasite Brea?

Mitocôndria: Órgãos celulares responsável pela energia existente em todo organismo vivo incluindo seres humanos, bem no game é a ferramenta chave para as maiores revelações da historia.

No passado as mitocôndrias eram organismos independentes e tornaram parasitas vivendo em células de seres vivos algo como simbiose. Eram organismos inofensivos até então evoluírem e se tornarem Neo Mitocôndrias seres responsáveis por transformarem qualquer ser vivo em uma criatura violenta e sanguinária.

O primeiro game conta os eventos de 1997 no qual se inicia em uma apresentação de opera em Nova Iorque, durante o espetáculo ocorreu um estranho fenômeno e por conta dele muitas vidas foram sacrificadas. A atração principal a cantora Melissa Pearce transformou-se em um ser alto denominado Eve, com poderes paranormais  com possibilidade de controlar os seres mitocôndrias ao seu redor e até seres vivos normais.Ninguém conseguiu deter a ameaça todos que tentavam morriam num piscar de olhos exceto a detetive Aya Brea no qual estava presente no meio da matança.A partir deste evento a detetive Aya Brea descobriu seu verdadeiro passado a mesma foi parti de experimentos científicos nos quais alteraram sua estrutura biológica lhe dando poderes psíquico similares ao de Eve sendo assim a mesma era a única capaz de lutar contra Eve.


Jogabilidade:

"Seja gentil comigo..."

O jogo mistura elementos de suvivor horror com direitos a muita violência e   momentos de sustos junto a uma mecânica similares a de um  RPG no qual é possível realizar diversos upgrades em seus status e se tornam um personagem poderoso.

A mecânica do jogo é similar ao game Resident Evil no qual você anda no cenário sendo auxiliado pela angulo da câmera o qual mantém uma posição fixa e muda a cada cenário passado, o sistema de batalha segue misturando elementos do game citado anteriormente junto a elementos de RPG no qual o jogador deve esperar uma barra carregar e ao seu termino o mesmo pode atacar com a sua arma ou utilizando os poderes para-normais de Aya.

Gráficos:

O jogo leva o jogador a um ambiente muito bem produzido lembrando filmes policias e trilhers de terror  tudo graças a um belo designer gráfico e ótimas cenas em CG. Os cenários são sombrios e apavorantes dando um ar de filme de terror e fazendo com que o jogador sinta um clima muito perturbador enquanto o explora.

O designer gráfico dos personagens fica ao cargo de uma das maiores lendas da Squaresoft hoje Square Enix seu nome é Tetsuya Nomura responsável pelo personagem Cloud de Final Fantasy e jogos como Kingdom Hearts. No game de PS 1 o sujeito não fez feio criando personagens que se enquadram perfeitamente na trama e possui muitos elementos realistas para a época de lançamento.

Um game que não pode deixar passar despercebido altamente recomendado para quem curti survivor horror e gosta de uma ótima historia de terror com elementos policias de primeira.

.

.

Ficha Técnica: Parasite Eve

Ano de lançamento: 1998

Produtora: Squaresoft (Square Enix)

Plataforma: Playstation

Diretor: Takashi Tokita

Produtor: Hironobu Sakaguchi

Artista: Tetsuya Nomura

Compositor: YõKo Shimura

Recepção japonesa na época de lançamento:

Famitsu: 33/40

.

.

Parasite Eve 2

Achou que não haveria uma sequência? Oras, mas é a Square!

Um ano foi preciso para fazer a continuação e o resultado é mais do que excelente. Considerado por muitos um dos melhores game de Playstation 1 o game mostra que apesar da Square na época estava totalmente voltada aos Final Fantasy a mesma ainda conseguia realizar super produções fora do seu “xodó”.


A História:

Três anos se passaram após os eventos em Nova Iorque, agora estamos em 2000 e Aya Brea antes era uma policial do FBI agora esta trabalhando na MIST sigla do nome Mitochondrion Investigator and Supression Team traduzindo ao pé da letra seria Time de investigação e repressão a mitocôndria. Novas criaturas foram vistas na cidade porem o governo sempre oculto os fatos  desconsiderando o perigo eminente que ameaçava a sociedade.Os agentes da MIST antes cuidavam de casos como serial killers mas agora as criaturas estão fora dos limites da cidade e a agente Aya Brea é então designada  para investigar estas aparições dando inicio a novas e surpreendentes descobertas que por fim estarão diretamente relacionados a sua vida e ao seu próprio passado.

Conheça alguns dos principais elementos do segundo game:

Achar as fotos de cada personagem é trabalhoso, então faz de conta que todo o cast está aqui...

M.I.S.T. (Mitochondrion Investigator and Supression Team/ Time de investigação e repressão a mitocôndria): Uma divisão formada dentro do FBI, após os acontecimentos ocorridos em três anos em Manhattan deu inicio agora no ultimo mês Agosto a M.I.S.T., agencia de investigação  e repressão a mitocôndria. Sua sede é localizada na cidade de Los Angeles , estado da Califórnia , iniciando com 12 agentes.

A.N.M.C.: Artificial Neo Mitochondrion Creatures ou Criaturas artificiais neo mitocôndria são de algum modo, seres humanos transformados e tudo indica que isto tem sido feito propositalmente. Alguma dessas aberrações de criaturas têm implantes metálicos em seus corpos e alguns destes dispositivos são visíveis sobre a própria pele.Talvez alguma organização esteja fazendo experimentos em seres humanos e animais com alguns propósito ainda desconhecido.Estas criaturas artificiais denominadas neo-mitocôndria são as mais perigosas , pois parecem possui inteligência , além de habilidades de combate.

N.M.C : Sigla Neo Mitochondrion Creatures traduzindo para Criaturas neo mitocôndrias são seres vivos como animais e humanos que tem suas estruturas biológicas modificadas pelo neo mitocôndria.Estes tornam -se monstros perigosos e são avistados especialmente em zonas de clima quente por todo pais. Os agentes da MIST são responsáveis pela caça destas criaturas e terão uma missão que ira decidir o destino da humanidade.


Os Personagens do game:

O segundo game trás ao jogador muitos momentos marcantes e personagens bem sinistros como Nº 9 um ser que apesar de  ter intenções maléficas esta caçando as criaturas mitocôndrias. Bem conheça alguns dos personagens e uma parte de seus históricos de Parasite Eve 2.

Aya Brea: Antes agente do FBI apos os eventos do primeiro game ela esta disposta a trabalhar na MIST um time que tem a difícil missão de caçar as criaturas neo mitocôndrias. Suas células foram modificadas em um experimento cientifico e agora ela tem o auxilio do parasite energy ( energia parasite ) uma espécie de força vital como MP em alguns RPG.Apesar de possui poderes que lhe dão vantagens contra as criaturas Aya tenta não utilizá-los perto das pessoas pois tem medo de machucá-las e assustá-las.A garota tem uma pequena fama devido a sua insubordinação da MIST que uma vez recebe ordens do governo.Aya tem um passado que esta marcado em sua vida trata-se de sua irmã Maya no qual em muitos pesadelos a falecida garota a chama para ajudá-la.

Eve: No passado Eve era o mal em pessoa um ser que desprezava os humanos e queria acabar com eles a qualquer custo agora ele renasce em forma de uma criança inocente que tem traços físicos idênticos ao de Aya. O destino desta jovem criança será determinar o futuro de humanidade mas a jovem desconhece seu destino perturbador e será a peça fundamental da trama.

Nº9: Aya encontra este ser no inicio do game no edifício Akropolis local onde o game inicia. Ele vai aparecer sempre que estiver ocorrendo ações que envolvem C.N.M além de sempre estar tentando matar Aya.Nº9 diz para Aya que também é caçador de criaturas mas o que será que ele exatamente procura e por que quer matar Aya e como ele a conhece…bem a resposta esta la fora, ops..  Esta no game.


O que é?

Já dissemos que os gráficos são de matar a pau?

O game segue o padrão do primeiro porem a diversas modificações como a barra que se carregava agora esta fora dando total liberdade nas ações e os combates estão mais rápidos e estratégicos.

A qualidade gráfica melhorou muito e agora o ar cinematográfico esta muito melhor e consegue prender o jogador até o fim do game que por sinal possui 3 finais, fazendo com que o jogador aprecie sem moderação o game diversas vezes.

Um game que fica marcado na historia do console e sem duvida um dos melhores game de survivor horror se você esta cansado de tipos como Resident Evil e Silent Hill, bem sem preconceitos aqui você ira encontrar o que chamamos de obra prima de ótima qualidade.

.

.

Ficha técnica

Ano de lançamento: 1999

Produtora: Squaresoft (Square Enix)

Plataforma: Playstation

Diretor: Kenichi Iwao

Produtor: Yusuke Hirata

Artista: Tetsuya Nomura como designer dos personagens e Fumi Nakashima como ilustrador.

Compositor: Naoshi Mizuta

Recepção japonesa na época de lançamento:

Famitsu: 30/40

.

.

Num futuro não muito distante…

Because she's coming...

Com exclusividade no PSP o game Parasite Eve 3rd BirthDay ira vir para fechar a serie. A princípio foi mostrado um trailer com direitos  muita ação e uma cena que ficou questionável Aya Brea vestida de noiva o que será ira ocorrer no novo game e com quem que ela ira se casar bem só jogando para saber.Lançamento previsto para  2010 aguardem talvez na TGS mais informações.

Bem é isso pessoal esta ai um guia bem bacana (na minha opinião) sobre um game que marcou o meu console e talvez de muitos jogadores que gostam de um bom game. Parasite Eve tanto o primeiro como o segundo são games que não podem passar despercebido e são grande influencias para aqueles que gostam de grandes enredo e muita investigação.

Anúncios

10 Comentários

Arquivado em Games, Retrô

10 Respostas para “Dôssie: Parasite Eve I e II

  1. Pingback: Dôssie: Parasite Eve I e II « RevistaGames | Mídia e Telecomunicações

  2. Pingback: Dôssie: Parasite Eve I e II « RevistaGames | Telecomunicações no Brasil

  3. Pingback: Hands-on – The 3rd Birthday (Parasite Eve) « RevistaGames

  4. Pingback: IndieVisível | [Especial] Os livros e os jogos, os jogos e os livros

  5. Pingback: IndieVisível | Mecânica Expressiva: Quando a jogabilidade trabalha em conjunto do conceito

  6. Marcio

    Bacana o post, nunca joguei e bateu uma vontade de pegar novamente o PS One pra jogar..!

  7. Danilo

    Este jogo é simplesmente sensacional. O melhor do gênero para o ps1 (minha opinião).

  8. Pingback: Games no Lab: Parasite Eve e as mitocôndrias - Deviante

  9. Pingback: Os livros e os jogos, os jogos e os livros » IndieVisível

  10. Pingback: Mecânica Expressiva: Quando a jogabilidade trabalha em conjunto com o conceito » IndieVisível

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s