Vingança é um prato que se come frio… e com o joystick na mão

Aqueles olhos estão sedentos de vingança...

O ano é 1990! Inicia-se aqui a era do bigode, bem não que todos usaram bigode nesta época, mas sim o personagem mais famoso dos games deu as caras e mostrou-se que será eterno. Super Mario Bros foi o marco na historia dos jogos de aventura pois levou ao mundo seu carisma, diversão, inovação e total paz aos games.

A historia de Mario era simples, Mario um sujeito sem rumo gosta (ou aparenta gostar) da princesa Peach e Bowser a seqüestra, Mario sem pensar vai resgatá-la. Apesar de ser fraca a historia, o game não fez feio é hoje o game mais conhecido no mundo.

Era o inicio dos anos 90 e aqui nascia o que achávamos que os games iriam ser um hobby pacifico e bem divertido.

Pode não parecer, mas Mario está querendo dar uma boa lição no Bowser...

Avançamos 10 anos na historia e já tivemos games mais violentos como Mortal Kombat, jogos de FPSs como Quake e Doom etc, só sei que a partir do surgimento destes jogos o mundo passou a ver os games com outros olhos.

Veio a censura em games avacalhar coma diversão alheia, um exemplo é GTA que é restrito atualmente a 18 anos. Avançando mais um pouco na linha do tempo e com a chegada da censura aos games chegamos aos enredos atuais, basicamente em 2005 com o surgimento de God of War o “marco” na historia dos games de ação e aventura que conquistou fãs de games hardcores e arrancou diversos jogadores casuais de seus conceitos.

Na trama o herói Kratos que tem que matar Ares e salvar Athenas da destruição além de resolver conflitos interiores, a historia contada em detalhes é fantástica e deixou todos os criadores de games com a  impressão de “vou usar isso no meu jogo.” e foi isso que aconteceu.

No passado e no futuro começaram a surgir jogos com enredo parecidos trazendo como prato principal o tema vingança.

Esse conceito “vou usar isso no meu jogo.” não quer dizer que vai plagiar na caruda mais sim vai tentar levar aquilo que eles viram para outras fronteiras, ver a fúria do herói Kratos encarnar em outro personagem e utilizar o tema vingança como a principal ferramenta.

Hoje temos cerca de 20 títulos ou mais que segue este lema, tais como Assasin’s Creed, Dantes Inferno, GTA, God of War III, Ninja Blade etc…

"Como ousa distruir a floresta e robotizar pobres coelhinhos? Vai pagar caro por isso", será que se Sonic falasse ele diria isso?

Esses jogos apesar de não serem ruins levam o tema vingança de uma forma nada original como se não tivessem outra coisa para falar, bem os que eu citei acima são poucos, mas se pararmos para pensar tivemos muitos jogos com este tema e nem percebemos o que os enredos de games estão se tornando.

.

.

A vingança paralela:

Bem após perceber que o mundo esta ficando vingativo se pararmos para pensar encontraremos vingança em tudo, em Mario Bros, por exemplo, o sujeito que leva o nome ao jogo tem a sua mulher seqüestrada e como vingança alem de resgatá-la ele matar o seqüestrador.

Além de Mario possuímos outros jogos que levam o termo vingança de forma bem escondida, existem também jogos que retiram esse idealismo do herói e parte para o vilão, casos como Final Fantasy VII no qual Sephirot quer se vingar da Shinra e logo após a morte da Aeris, Cloud de certa forma vinga-se de Sephirot.

Bem, um jogo não precisa levar o termo vingança logo de inicio e sim apresentá-lo ao jogador com o decorrer do tempo essa é a idéia passadas sem querer (e talvez querendo) no meu ponto de vista pelos produtores na época, talvez Mario nem tanto, mas possui o termo de forma bem escondida no fundo, no fundo.

.

.

O que a censura tem a dizer:

Bem que poderiam usar o logo da Rockstar em todos os produtos "Mature"...

Bem, os games com tema vingança são violentos isso é algo que não da para discutir, mas eles são tão iguais que só levam uma única censura 18 anos, se um filme possui esse tema, junto a cenas com safadeza não necessariamente sexo e sim umas cenas que força o órgão se mexer e com algumas palavras de baixo calão ele leva no mínimo 12 de censura e no maximo 16 para ele levar 18 tem que ser algo que deixe trauma.

Mas para um game ter 18 basta ele ser 40% de tudo isso que ele já vai para a zona negra, o tema vingança leva a maior culpa em minha opinião por que se jogos tem tanta influencia assim na vida de alguém a ponto de ter mais censura que um filme como eles dizem, então ira fazer a cabeça de um jogador virar um vingador e para tudo ser que lhe fizer mal ele ira se vingar e como o jogo mostrou a violência ele vai logo partir para a violência.

.

.

O que eu tenho a dizer:

Bem isso é algo estranho de se falar até acho (tendo quase certeza) que expliquei mal, mas faz sentido então de certa forma toda censura é burra, pois em minha opinião TV  influencia, mas que vídeo game um grande exemplo é a novela infinita Malhação na qual faz a cabeça de inúmeros seres vivos destes pais e inclusive jogadores que amam o termo vingança em jogos.Por que então a novelinha pode exibir cenas de pessoas usando drogas e não sofre quase nenhuma censura, já o game Narc foi tão boicotado que poucos chegaram a conhecê-lo?

.

.

Conclusão:

Sephiroth está mais envolvido com vingança do que Kratos, acredite.

Um termo utilizado em jogos de maior sucesso atualmente, vingança são dois lados da moeda na qual uma ira trazer ao jogador um ótimo jogo violento e o outro é que ira trazer um jogo violento e nada original, bem isso na maioria dos games ainda existem poucos games que utilizam de outro enredo atualmente, mas ainda tenho esperanças que a originalidade ainda esta por vir no decorrer da historia.

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Games

5 Respostas para “Vingança é um prato que se come frio… e com o joystick na mão

  1. Sabe Victor, na minha opinião a TV acaba influenciando por ter contato com um numero maior de pessoas e a partir dai acabar passando de uma maneira bruta a mesma informação para pessoas A e B. Nos jogos a censura é ainda mais burra, o fato de estar controlando um personagem por um caminho pré-determinado ou não simplesmente não tira o fato de você saber sobre o que você está jogando antes mesmo de colocar o game no console.

    Nós gamers, somos contagiados por noticias e rumores todo santo dia, e isso vai trazendo uma certa simpatia ou não por certos jogos. Tenho aqui GTA IV, mas o que eu admiro nele é a liberdade. Tenho DeadSpace, mas admiro nele a sensação de sobrevivência. Tive por um bom tempo Zelda TP e admirava nele a fantasia.

    Acho que todos sabemos que jogos são jogados para tirar o estresse e viver experiências inalcançáveis no mundo real, acho sim que eles podem influenciar, mas apenas quando você ainda é um adolescente que joga por que seus pais compram o jogo pra você, a partir do momento que você cresce tudo mudo, inclusive suas escolhas.

    Agora sobre vingança, isso acaba sendo muito relativo, quantos livros e filmes existem por ai abordando o mesmo tema, cabe ao mais esperto se dedicar e sobre-sair desse gênero, Mario fez isso!

    Abraços.

  2. Judith

    hello man, Your comment about game are so special, i bookmark yours website to visit any weak, i suggest you visit this blog: hxxp://www.jogosonlaine.[org] – thanks man for this kind of information! John gates Cristen

  3. Jasmim silva

    hello man, Your comment about game are so special, i bookmark yours website to visit any weak, i suggest you visit this blog: hxxp://www.jogosonlaine.[org] – thanks man for this kind of information! John A. Cristenses

  4. MetidoaIngles

    No this is espefic for the player , example loock the Kratos very hurt but very strong because your vengence is true.

    I like a blood! blood!
    I like a blood! blood!
    I like a … blood!

  5. A FAVOR DE GTA

    so se as pessoas forem muito burras para serem influenciadas por jogos, eu jogo gta desde meus 8 anos e ate hoje nao virei bandido e nem uso drogas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s