Top 10: Melhores Produtoras

Vai Nintendo, Vai - Vai Sega, Vai...

Hoje mais um Top 10 no RevistaGames. Desta vez vamos eleger as melhores produtoras de games do mundo. Naturalmente que cada um tem sua preferida, fique à vontade para discordar da lista, mas nós aqui do RG batemos um papo e chegamos a um consenso das produtoras que merecem o título de “Best of the World”, tirando o top 3 as posições são praticamente irrelevantes, pois gostamos de cada uma com a mesma intensidade!

Mas já aviso que importantes nomes estão de fora daqui e as razões não vamos explicar agora. Sem mais papo furado, com vocês as melhores produtoras do mundo segundo este blog!!!

.

.

10 – Level 5

Level Quem?

Aposto que muitos aqui mal se lembraram de Level 5, eu inclusive nem me toquei quem eram esses caras, mas o Gray Fox insistiu que eles deveriam estar nesta lista não importando a posição. Então aqui estão, mas para chegar numa lista de melhores qualquer coisa foi necessário que a Level 5 fizesse alguns games de respeito, então vamos lá: Inazuma Eleven é aquele game de futebol com elementos de RPG que fez um grande estrago (no bom sentido) no DS, Rogue Galaxy também é deles, bem como Dark Cloud (Dark Cloud meu Deus, se você tem um PS2 e não jogou estás a merecer uma surra de pau).

Agora sim, Level 5, UHUUUUU!!!!

Mas tem um game da Level 5 que praticamente comprou um lugar neste top e é Dragon Quest, pra quem não sabe Dragon Quest é atualmente mais respeitado no Japão do que Final Fantasy, sim isso mesmo. Mas leia-se que a Level-5 é um braço da Square.

Acredito que poucos ocidentais tiveram paciência para jogar um game da franquia DQ, mas aqueles que jogaram juram de pés juntos que valeu cada minuto jogado.


Lista de games que fizeram entrar no top:

Inazuma Eleven series.

Dragon Quest VIII  e IX

Professor Layton series.

Dark Cloud e Dark Chronicles (Dark Cloud 2 no EUA)

.

.

9 – Sony

Sim, eu sei é a imagem inicial do PS2...

E é aqui que a guerra entre os istas deve começar, mas infelizmente não havia outra saída a não ser colocar esta empresa aqui no top e sabem o por quê? Bem são vários games vindos com o selo Sony Computer Entertainment.

Mas antes de citar alguns vamos fazer um pequeno excuso, sabemos bem que a Sony é um conglomerado que envolve muitos estúdios como Team Ico, Naught Dog ou o favorito de todos o Santa Monica. E também sabemos que a Sony praticamente domina seus parceiros Second Party como a Level 5 (citada acima) e a Ready At Down.

Nota: O PS2 é um dos consoles com maior número de games disponíveis, seja da própria Sony ou de terceiros...

Mas diabos, seja produzindo ou financiando com grana bruta o fato é que os games com o selo Sony geralmente costumam vender muito e serem muito bons. Quer exemplos? Podemos citar God of War, Killzone, Shadow of the Colossus e Killzone.

Sem falar é claro que quando a Sony anuncia um game novo, exclusivo e feito em seus estúdios, bem, digamos que a concorrência começa a suar frio…

Principais games que fizeram entrar no top

Ico

Shadow of Colossus

Legend of Dragoon

Gran Turismo

God of War

Uncharted series.

.

.

8 – Bioware

A Bioware não tem um mascote, mas o dragão viria bem a calhar...

Muitos podem pensar que a Bioware é uma empresa nova e que surgiu no fim da era PS2, mas a verdade é que a Bioware surgiu em 1995 e desde lá já coleciona games fabulosos e que de fato fazem uma baita diferença no número de vendas das plataformas atuais.

Quer dizer, quantas empresas podem colocar em seu currículo que já fizeram Baldur’s Gate (ei, esse game é bacana sim!), Neverwinter Nights, Knights of the Old republic, Jade Empire, Mass Effect e mais atualmente Dragon’s Age?

Não fale mal da Bioware ou asiáticas gostosas iram tirar satisfações! Quer saber faça isso, estou fazendo isso agora!

De fato eu não sei como a Bioware faz para fazer games tão fabulosos e divertidos? Pacto com o demônio, acharam uma lâmpada mágica, ou foi um desejo para a estrela cadente?

Seja de que modo for o fato é um só: amamos a Bioware e apostamos que a qualidade de seus games só tende a melhorar cada vez mais.


Principais game que fizeram entrar no top:

Star Wars: Knight of Old Republic

Mass Effect

Dragon Age

Nerverwinter Nights

.

.

7 – Sega

Oh, Man!!!!!!!!!

A verdade deve ser dita: A Sega não estaria neste Top 10, a empresa iria ganhar uma mera menção honrosa. Mas depois de fazer uma rápida pesquisa cheguei a conclusão de que deixá-la de fora seria um crime inominável que abriria precedentes para nos esquecermos dos nossos doces sonhos envolvidos na década de 1990 por um certo ouriço azul (!). Sim isso mesmo, os games do Sonic podem ser uma bosta na era 3D, mas no passado só havia 3 games plataforma que podiam agradar gregos, troianos e americanos, e estes games eram Super Mario Bros, Donkey Kong Country e Sonic The Hedgehog.

Com ou sem problemas de Memory Card ou Passwords o fato é que Sonic era um game genial e é por isso que Sonic The Hedgehog 4 é tão aguardado, pois vai trazer a mascote de volta à sua glória, ou vai tentar.

"Beats me!" - Mas ei esta frase não é do Sonic...

Mas um único game não é o bastante para colocar uma empresa numa lista não é mesmo? Não, não senhor, para estar aqui é necessário volume! E volume é o que a Sega tem, ou tinha, de sobra.

Para aqueles que nasceram ontem, fato que eu duvido que aconteça, a sega era uma produtora de games e consoles igualzinha a Microsoft ou a Sony, o que significa que ela tinha uma plataforma a ser abastecida todos os meses com games e não games bobocas, mas sim games que valessem o preço, mas como ela não podia fazer tudo sozinha, era natural que a companhia tivesse subsidiárias 2nd Party.

Frutos desse conglomerado gigante foram: Outrun, Phantasy Star, a série Shinobi, House of the Dead, Panzer Dragon, Streets of Rage, Crazy Taxi, Virtua Tennis, Shenmue e o mais atual Yakuza, isso para não citar o Sonic. E então, é ou não uma produtora estrelada?


Principais games que fizeram entrar no top:

Sonic The Hedgehog

Phantasy Star

Ryu ga Gotoku (Yakuza)

Shining series (Soul, Force etc..)

House of Dead

.

.

6 – Rare

Jogos raros? Nem tanto, mas ainda assim bons!

Ah a Rare! De eterna parceira da Nintendo à eterna parceira de Microsoft. E digam o que disserem, mas a Rare ainda não perdeu seu “toque mágico”, mais a frente vou dar detalhes. Mas vamos nos basear no passado por enquanto. A Rare sempre foi conhecida como o grande trunfo da Nintendo, ou seja, a empresa que fabricava bons games em massa, exemplos disso temos os multiplatinados Donkey Kong Country, Killer Instinct, Golden Eye 007, Perfect Dark, Banjo-Tooie, Conkers Bad Fur Day, entre outros.

Mas o que muitos nem desconfiam é que a aliança Rare-Nintendo não foi a primeira da Rare não. Muito antes disso a empresa lançou uma tonelada de games sob o selo “Ultimate Play the Game”, depois a empresa passou a trabalhar com a Acclaim, Nintendo e Tradewest.

Junte-se a ele senão os palavrões vão surgir...

Alguns games que a Rare fez no passado e todos ignoram é Battletoads, Pirates! A Nightmare on Elm Street, California Games e Alien 8. Ta certo que a maioria não era boa coisa, mas prova que a Rare sempre esteve trabalhando por aí.

Bom o fato é que depois de um caminhão de dinheiro parar em frente ao prédio da Rare a empresa não viu outra alternativa a não ser migrar para o lado verde da força e usar seu intelecto pra dar uma forçinha ao Xbox. O saldo disso foi o remake de Conker, chamado de Conker: Live and Reloaded e Grabbed by the Ghoulies.

Mas a verdade era que a empresa estava trabalhando mesmo no X360 e foi na plataforma que a Rare renasceu. Renasceu sim, com games como Kameo: Elements of Power, Perfect Dark Zero, Viva Piñata, Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts, e mais uma série de games na Xbox Live.

Atualmente o projeto da Rare é o carro-chefe do Kinect, sim isso mesmo. A empresa trabalha em Kinect Sports.


Principais games que fizeram entrar no top:

Perfect Dark

Banjo-Kazzoie

Golden Eye

Conker Bad fur Day

Donkey Kong series.

.

.

5 – Konami

De games de terror à Futebol de primeira. Sim a Konami faz um pouco de tudo...

By Gray Fox

Uma da indústria de games que merecem mais respeito no mundo, a Konami tanto no passado como no presente nos trás games que sempre irão ficar na historia, a empresa trouxe ao mundo titulos para diferentes gostos, como Winning Eleven um game de futebol para jogadores que curtam o gênero, já para quem não gosta temos a serie de terror Silent Hill, resumindo uma empresa que sempre nos trouxe bons momentos para diferentes públicos e que realmente merece esta posição no top.


Principais game que fizeram entrar no top:

Castlevania series

Gradius

Metal Gear Solid series.

Suikoden

Dance Dance Revolution series.

Silent Hill

Winning Eleven series.(PES no ocidente)

.

.

4 – Capcom

Begins!

É chegamos à Capcom. Posso estar arriscando a pequena credibilidade deste blog ao afirmar isto, mas creio que a Capcom é a empresa que menos se parece com uma empresa produtora de games oriunda do Japão.

Ou seja, eu praticamente coloco a Capcom lado a lado das gigantescas EA e Activision, não apenas pelo seu bilionário valor de mercado, mas também pela capacidade da Capcom de fazer games de vários gêneros ao mesmo tempo sem ficar presa na mesmice (talvez Megaman discorde), mas o fato é que poucas empresas como a Capcom tem o poder de transformar nossas massas cinzentas em zumbis em potencial.

Hadouken!!!!!!!

Sim, basta ligar qualquer game de Capcom (os bons hein!) e já se vai umas três ou quatro horas ininterruptas de lazer e diversão sem se preocupar com mais nada no mundo.

Porém existe algo que torna a Capcom uma empresa mais sedenta de dinheiro do que qualquer outra no mundo: é sua habilidade nata de fazer seqüências e crossovers (que até então não acrescentam em nada nas histórias dos games), mas que ainda assim todos querem jogar uma hora ou outra.

Veja o caso de seus games mais amados, Resident Evil e Street Fighter, ambos possuem spin-offs (?) irrelevantes que só vêem com frescurites a mais, e ainda assim todos querem jogar!

Atire a primeira pedra quem não está com os dedos tremendo de ansiedade para jogar Marvel VS Capcom 3! E pra nos deixar ainda mais nervosos de ansiedade vem o anuncio de Street Fighter X Tekken. Oh sim, a Capcom sabe o que é fazer as pessoas desejarem um game mais do que tudo na vida. E isso meus amigos é saber como fazer negócio.


Principais games que fizeram entrar no top:

Street Fighter series.

Breath of Fire series.

Rockman (Megaman) series.

Devil May Cry series.

Onimusha series.

Resident Evil series.

.

.

3 – Square-Enix

RPGs, né...

By Gray Fox

A empresa nipônica que fez maravilhas em diferentes consoles ganha o terceiro lugar no top, games como Chrono Trigger, Vagrant Story, a serie Mana (Legend of Mana, Children etc..). Xenogears  e Parasite Eve e etc., sempre a deixaram-na brilhando no céu como uma estrela, mas sem duvida alguma o maior poderio bélico da empresa foi a franquia de RPG que a cada versão lançada faz o mundo parar para assistir, seu nome Final Fantasy, o game de maior sucesso.


Principais games que fizeram entrar no top:

Vagrant Story

Xenogears

Kingdom Hearts series.

Chrono Cross e Trigger.

Front Mission series.

Final Fantasy series.

Mana series (Legend of mana, Children of.. etc..)

Parasite Eve series.

.

.

2 – EA

Challenge Everything

Aposto que este é o objeto de discórdia desta lista. Afinal são muitos os que odeiam a Electronic Arts. Sim, motivos existem, mas quer saber não estou ligando se a EA é a encarnação do demônio na indústria dos games ou que ela é a materialização do espírito mesquinho e capitalista americano. Não senhor, não estou preocupado com quantas expansões de The Sims a EA lançou ou quantos Need For Speed foram lançados na última década, ou ainda pelo fato de que a EA compra todos os estúdios criativos e os obriga a lançar um game a cada semestre só pra não perder espaço para a Ubisoft ou a Activision…

Ah, van vesua! Cummuns nala. *Em Simslish.

Não senhor, só há uma coisa a qual eu me preocupo: e é que todo o dinheiro da EA seja empregado em bons games, e que mesmo para isso tenha de comprar a todos. Quer exemplos de bons games que surgiram pelo selo EA e que vendem milhões pelo mundo todo porque são bons?

Tem a série FIFA, Battlefield, Burnout, Command & Conker, Crysis, Sim City, blá blá blá… É se for falar de todos os games com o selo EA (mesmo os licenciados) podemos ficar aqui até amanhã. Então basta deixar este link e você veja por seus próprios olhos o que a EA já fez. Capische?


Principais games que fizeram entrar no top:

Need for Speed series.

FIFA series.

Burnout series.

Medal of Honor series.

Battlefield series.

Command and Conquer series.

.

.

1 – Nintendo

É... é isso aê...

And the gold medal goes to… Nintendo! Não seja malvado, a Nintendo é a melhor por várias razões, mas a maior delas não é revolucionar o mercado de tempos em tempos, nem criar o melhor mascote dos games, nem fazer com que nos tornemos escravos de seus jogos viciantes.

Não, o fato que põe a Nintendo no topo é que ela é praticamente o maior símbolo dos games da história. Pergunte aquela sua tia de meia idade que não se importa com nada a não ser ir à Igreja quem é Sony ou Microsoft? Pergunte a ela quem é a Electronic Arts ou a Bioware. Tenho certeza de que ela não esboçará o menor sinal de reação. Mas fale pra ela “A Nintendo é foda”, certamente ela lhe dará um tapa na boca por falar palavrão e o vai censurar por desperdiçar seu tempo com videogames. Mas de certo ela vai saber que se trata de videogames. E é assim a vida.

Wahoo!!!!!!

Minha mãe já jogou Mario, bem como minha tia religiosa e quer saber? É assim a Nintendo, seu império é divertir a toda a família desde os tempos de Nintendinho. Ah e vamos falar dos games da Nintendo né? Mario, Metroid, Zelda, F-zero, Pokémon…

Tá eu sei, tem gente ainda irritada pelo desfecho deste tópico. Mas vamos lá. Não somos Nintendistas e ainda assim concordamos que quem tem o melhor desenvolvedor do mundo (Miyamoto) é a Nintendo. Pronto fim.


Principais games que fizeram entrar no top:

Mario series.

Nintendogs.

The Legend of Zelda series.

Metroid series.

Pokémon series.

Anúncios

10 Comentários

Arquivado em Games

10 Respostas para “Top 10: Melhores Produtoras

  1. Luciano [FZ-P13]

    haha fico legal
    só nao esperava que a sony ficaria em uma das ultimas posições

    e nao sabia que Mass Effect foi feito pela Bioware

    bom topico!

  2. osmarmachado

    Tudo bem que eles não tem mtos jogos, mas cade a Rockstar???

  3. jefferson

    Faltou salientar que um dos melhores jogos da sega é Golden axe . Fabuloso o game !

  4. jefferson

    Faltou salientar que um dos melhores jogos de da sega é Golden axe . Fabuloso o game !

  5. Victor

    Só faltou a Valve (por ter feito Half Life,Left 4 Dead,Team Fortress,etc).

  6. Felipe

    Cadê a ROCKSTAR, quase todos os jogos que ela faz muito bons, como:

    -GTA é claro
    -BULLY
    -L.A. NOIRE
    -RED DEAD
    -MANHUNT

  7. Felipe

    Cadê a ROCKSTAR, quase todos os jogos que ela faz são muito bons, como:

    -GTA é claro
    -BULLY
    -L.A. NOIRE
    -RED DEAD
    -MANHUNT

  8. lucas

    Cade a Rockstar Games? Sinceramente achei piada nitendo em primeiro que deveria ser a rockstar! QUEM JOGA SUPER MARIO NO LUGAR DE GTA????

  9. felipe

    aff………. cade a ubisoft???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  10. Dolocos

    Super Mario, Super Mario. AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH. Fizeram a alegria dos meus filhos e netos, e a minha também, na década de1980.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s