(Muito) Depois do Filme – Príncipe da Persia: As Areias do Tempo

Como todos sabem e já assistiram, a Disney lançou este ano o filme “Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo” (em português), que nada mais é que a adaptação do game Prince of Persia. Sem ficar de enrolação ou blá, blá, blá: Este é o melhor filme baseado em games a surgir até o momento. Os motivos seguem abaixo…

Quando anunciaram que Prince of Persia tornar-se-ia uma película cinemográfica fiz como muitos de vocês: torci o nariz. Afinal filmes baseados em jogos costumam ser ruins, mas depois veio-se a saber que quem faria a adaptação seria a Disney. Ao contrário de muita gente que tem o costume de ver mensagem subliminar em tudo quanto é da Disney, eu me animei, confesso que gosto muito dos filmes da Disney e é um fato comprovado que seus filmes mais recentes estão muito bem produzidos (vide “A Lenda do Tesouro Perdido” ou “As Crônicas de Nárnia”). Estes deram a mim o espírito de “o que a Disney faz merece ser visto”.

Dito isto devo dizer também que o hype foi às alturas quando ficamos sabendo que os responsáveis por Piratas do Caribe (leia-se Jerry Bruckheimer) iriam cuidar pessoalmente do projeto. Felizmente todo o hype é recompensado. O filme é bem produzido, isto significa que não foi poupado dinheiro nos figurinos, efeitos visuais, na contratação de atores ou em aluguéis de locações na África.

Na trama acompanhamos o príncipe Dastan (Jake Gyllenhaal – que se parece muito com o original do jogo) que é vítima de uma armação de seu tio Nizam (Ben Kingsley), que está em busca das Areias do tempo para tornar-se o grande rei da Pérsia. A partir daí, Dastan descobre o segredo da Adaga e das Areias e parte junto da Princesa Tamina para restabelecer tudo à normalidade de antes do rei ser envenenado e Dastan ser responsabilizado pelo crime, e de quebra salvar todo o mundo da fúria dos deuses.

Muitos, principalmente quem não conhece o game, pode considerar o filme confuso, corrido e até sem graça. Mas todos aqueles que já tiveram a oportunidade de jogar qualquer um dos games do Prince (a partir da trilogia do PS2 e XBOX1), verá que o filme não só é fiel como também ouso dizer que proporciona um entretenimento maior do que o próprio jogo. Lembra Piratas do Caribe? Na verdade não, talvez o único traço que se assemelhe um pouco às aventuras de Jack Sparrow é que em “As Areias do Tempo” há humor, mas afinal não daria pra fazer um Prince of Persia nos cinemas sem qualquer tipo de graça para tirar o clima de tensão do enredo.

Vale uma menção ao Jake Gyllenhaal no papel de Dastan, pois ele não só se assemelha fisicamente ao herói dos games como também dá personalidade à personagem, sem parecer clichê ou forçado demais. Já a princesa Tamina chega a ser um pouco irritante em algumas partes, mas depois entendemos que ela tinha seus motivos para atrapalhar o Príncipe. Quanto à famosa Adaga, conseguiram fazer com que ela fosse convincente ao fazer as coisas retrocederem no tempo, algo que sem dúvidas foi uma tarefa difícil de se transpor para os cinemas.

No mais, é um filme que tem tudo para agradar a todos, principalmente os amantes do game e por isso merece ter sua continuação sim. Talvez explorem a franquia com “Warrior Within” e “Two Thrones”.

Mas antes de finalizar é necessário falar de pontos negativos do filme, do contrário parecerá que o filme é impecável. Se existe um ponto negativo é que por vezes o filme parece rápido demais, quero dizer, na sequência final da trama, acontecem tantas coisas ao mesmo tempo em que um piscar de olhos pode atrapalhar o espectador, ou seja, chega um ponto que o filme não te deixa perder nadinha de nada. Mas isto é irrelevante, o filme cumpre seu papel, e se o próximo filme dos Piratas do caribe (batizado de “On Stranger Tides”) não ganhar sequencias (tornar-se uma nova trilogia, por exemplo), ao menos a Disney pode usar a franquia como substituta. E não, não estou comparando as duas obras.

4 Comentários

Arquivado em Games

4 Respostas para “(Muito) Depois do Filme – Príncipe da Persia: As Areias do Tempo

  1. Eu gostei do filme, não é espetacular, mas para algo que teve como base um jogo esse resultado foi de bom tamanho!

  2. thank you for sharing and nice blog.. you can see my blog also

  3. biah

    adorei o filme e muito divertido pois fala de variaas coisas ao msm tempo como amor,aventura,açao e muito legal
    bjs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s