[Epic Fail] Playstation tem sua chave de segurança invadida. Veja o que essa nova corrente pode liberar!

Durante a edição mais recente da Chaos Communication Conference, evento dedicado à comunidade hacker, a equipe responsável por destravar o Wii declarou ter encontrado a “chave de critografia privada” do PlayStation 3, uma espécie de chave-mestra que, uma vez desativada, permite, em tese, que os usuários instalem e rodem programas não-autorizados no sistema, como uma instalação do sistema operacional Linux.

O grande trunfo dos hackers foi encontrar um problema sério na segurança do console: aparentemente, para gerar a chave de segurança, o PS3 faz um cálculo usando um número que é sempre aleatório – em teoria. O que os programadores descobriram é que esse valor é sempre o mesmo, o que permite a eles completarem o resto da equação e acharem o valor da variável de criptografia, derrubando as defesas do sistema. Não é à toa que a apresentação da equipe chama-se “PS3 Epic Fail”. Por enquanto esse sistema funciona apenas em teoria. O time fail0verflow, responsável pelo feito,  prometeu, porém, divulgar um vídeo com o hack em ação.

Segundo eles, as chaves que validam a execução de jogos ou filmes em Blu-ray funcionam de maneira diferente e não há interesse em mexer nisso por enquanto. O objetivo deles era apenas ter acesso à segurança do sistema e deixá-lo aberto para quem quiser “brincar” com ele. O problema é que isso envolve tanto os “homebrewers”, aqueles que apenas desenvolvem aplicativos e jogos próprios, quanto os piratas.

Foi o que aconteceu com o BootMii, desenvolvido por essa mesma equipe há dois anos. Em tese, o que ele faz é apenas dar controle sobre todas as funções do console antes mesmo de o boot terminar – o que acabou sendo usado por outras pessoas para abrir as portas da pirataria no videogame da Nintendo.

Hoje os jogadores com papagaio no ombro já têm opções para rodar games ilegais no PlayStation 3. Além do PSJailbreak, o destravamento mais famoso, existem diversos programas feitos especificamente para esse fim.

Veja o vídeo completo da apresentação logo abaixo. Se quiser, acelere até os 33 minutos para a explicação, em inglês, sobre as chaves de segurança do PS3.

Via PS3brasil

 

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Consoles, Games, Lançamentos, Notícias, tecnologia

Uma resposta para “[Epic Fail] Playstation tem sua chave de segurança invadida. Veja o que essa nova corrente pode liberar!

  1. Dennys

    Acho meio tarde para desbloqueiar depois que todo mundo até já se acostumou com o ps3 bloqueiado, o bom mesmo é que eu sou comprei o xbox 360 por que não tenho dinheiro para bancar jogos do ps3.

    Revista games foi um dos melhores sites de games que eu já vi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s